Dia Mundial do Rock entra para o calendário oficial de Guarulhos

sexta-feira, 14 Julho, 2017 - 19:15

Vice-prefeito e secretário da Secel, Alexandre Zeitune, durante o evento

A partir de agora os roqueiros de Guarulhos têm mais um motivo para comemorar a data de 13 de julho, Dia Mundial do Rock. É que na noite de quinta-feira (13), a Prefeitura Municipal e a Associação Cultural Rock Guarulhos oficializaram a inserção do evento no calendário oficial da cidade. O anúncio aconteceu no espaço Cemear (Centro Municipal de Educação e Artes), com a presença de músicos e artistas guarulhenses.

O vice-prefeito e secretário da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer), Alexandre Zeitune, comemorou a conquista, chamando atenção para mais uma ação de política pública de cultura, que o governo vem realizando, sempre atento às reivindicações dos produtores culturais da cidade. “Foram vocês quem conduziram esse processo, fizeram as guitarras gritarem em pleno Carnaval, e hoje oficializamos esse pedido, pois entendemos a importância da música para a formação de cidadãos plurais e sensíveis”.

Entusiasta do gênero, o Subsecretário de Cultura Adalmir, membro da Ordem dos Músicos do Brasil e do Sindicato dos Músicos do Brasil, vinculou a iniciativa do Dia do Rock em Guarulhos à realização de um sonho. “Estamos fazendo história, unindo pessoas ligadas à comunidade roqueira para fomentar a ocupação cultural dos espaços públicos da cidade”.

Grande conquista para a cena roqueira da cidade, a oficialização do Dia Mundial do Rock em Guarulhos é decorrente de um pedido especial que os membros da ACRG fizeram ao Prefeito Guti em fevereiro, durante o CarnaRock, quando mais de 2 mil pessoas ocuparam o Calçadão da Rua Dom Pedro, no centro, num festival que reuniu bandas guarulhenses.

A ACRG conta hoje com quase 3 mil seguidores nas redes sociais e 300 associados, entre músicos, produtores, jornalistas, fotógrafos, designers e militantes da causa rock’n’roll.

Comemorado também em cidades como Teresina (PI), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Maceió (AL) e Botucatu (SP), o dia 13 de julho foi escolhido como o Dia Mundial do Rock em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu em Londres, nesse mesmo dia, em 1985.