Aprendizado e brincadeiras é tema de Festa Cultural na EPG João Balbino

quarta-feira, 11 Julho, 2018 - 13:00

Professores e alunos da Educação Infantil (berçário e maternal) da EPG João Balbino, localizada no Jardim Munhoz, realizaram na última terça-feira (3), Festa Cultural com exposição de trabalhos realizados ao longo do primeiro semestre do ano. Repleta de aprendizado e brincadeiras, a exposição contou com a participação dos pais e da comunidade, que puderam se divertir e vivenciar o cotidiano da vida escolar das crianças.

Os trabalhos feitos pelos próprios alunos focaram nas experiências vivenciadas em sala de aula, a partir de suas interações, curiosidades, necessidades e interesses dos alunos.

Dentre as atividades escolhidas para a festa cultural, os participantes puderam interagir com o futebol de família, teatro de fantoche, exposição de cartazes com fotos dos alunos, livro da família, painel sensorial, trava-línguas, parlendas e murais interativos como o jogo das cores, quebra-cabeça e entre outros.

Brincando que se aprende

Esconde-esconde, mãe da rua, vivo morto, corre cotia. A exposição da festa cultural valorizou a cultura da infância com o resgate de brincadeiras, por meio de um mural com fotos das crianças do maternal se divertindo, no qual era possível ver uma demonstração lúdica, de muito aprendizado cognitivo e valores como respeito, amizade e autonomia.

Na brincadeira da caixa de música, por exemplo, os alunos eram incentivados a pegar dentro da caixa uma figura que representava uma determinada música para que elas pudessem recordar e cantar, estimulando assim a curiosidade, criatividade e imaginação dos pais e alunos. Na ocasião, também foi exposto um quadro com a rotina escolar das crianças, do momento em que o aluno chega à escola até a hora da saída.

Para a coordenadora pedagógica Carolina Vicari, o resultado foi muito apreciado e valorizado pelas famílias. “Foi muito significativo e alegre a realização desse projeto, pois todas as ações fazem sentido no cotidiano escolar das nossas crianças”, elogia Carolina, satisfeita com a realização do evento.

Imagens: Divulgação