Prefeitura de Guarulhos

Você está em:

Finanças

Isenção de IPTU beneficia 28% dos imóveis de Guarulhos

altA Prefeitura de Guarulhos beneficiou 101.530 contribuintes com a isenção de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2013. O valor corresponde a 28% dos imóveis da cidade.
 

Ficaram isentos de pagar o imposto os 69.056 imóveis cujo valor do lançamento anual não ultrapasse a 75 UFGs (Unidades Fiscais de Guarulhos equivalentes a R$ 177,69) 21.704 aposentados; 526 templos religiosos; 338 imóveis do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) da Caixa Econômica Federal; 29 ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial e 6.862 imóveis classificados em outras isenções, além dos 3.015 imóveis localizados nas vias públicas onde são realizadas feiras livres, que terão desconto de 50%.
Além disso, também foram beneficiados com desconto de 50% no IPTU os imóveis territoriais com obras em andamento, com destinação estritamente residencial e horizontal e imóveis edificados, ou não, que participem do programa “Calçada Cidadã” que consiste na construção e manutenção de calçadas dos logradouros públicos que possuem meio-fio.

IPTU Verde

O contribuinte também pode obter outros descontos através do IPTU Verde, que concede desconto de até 20%. Para garantir o benefício, o munícipe precisa adotar duas ou mais medidas ambientais: sistema de captação de água de chuva; sistema de reuso de água; sistema de aquecimento elétrico solar; construções com materiais sustentáveis; utilização de energia passiva; sistema de utilização de energia eólica; instalação de telhado verde; separação de resíduos sólidos;
A Prefeitura também concede desconto para imóveis com edificação horizontal que possuírem em frente uma ou mais árvores; para os imóveis com edificação horizontal e para os condomínios horizontais ou verticais que possuírem áreas de seu terreno efetivamente permeáveis com cobertura vegetal; isenção do pagamento do IPTU nas áreas de preservação ambiental permanente (proporcional à área preservada).
 

E-mail Imprimir