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Prefeitura de Guarulhos

Serviços Públicos

Contratações

O Serviço Funerário Municipal é o responsável pela contratação de funerais, sepultamentos e transportes, inclusive viagens para fora do município.

Não existem intermediários autorizados a realizar esses serviços em nome da Prefeitura.

 

Como agir em caso de morte natural

Se o falecimento ocorrer com acompanhamento médico, ele fornecerá a Declaração de Óbito.

Em caso de falecimento sem assistência médica, a família deverá procurar uma Delegacia de Polícia para registrar um Boletim de Ocorrência. A Delegacia solicitará ao SVO (Serviço de Verificação de Óbito) o recolhimento do corpo.

 

Como agir em caso de morte violenta

O responsável deverá dirigir-se a uma Delegacia de Polícia. A polícia comunicará a ocorrência ao IML (Instituto Médico Legal) para o recolhimento e liberação do corpo. 

 

Para a contratação do funeral procure uma Agência do Serviço Funerário Municipal

Verifique se a pessoa falecida possuía convênio funerário. Nesse caso, procure a apólice de seguro e entre em contato com a companhia seguradora, para receber as orientações necessárias.

Ao receber a Declaração de Óbito das mãos do atendente, leia atentamente todos os dados preenchidos e caso haja alguma informação incorreta, peça imediatamente a retificação.

O Serviço Funerário Municipal oferece vários tipos de funerais, inclusive o gratuito. O funeral gratuito destina-se apenas àqueles que realmente não têm como pagar.
 

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

Certidão de Nascimento ou Casamento / Cédula de Identidade / Carteira Profissional / Titulo Eleitoral / CPF / Reservista / Cartão do INSS (em caso de aposentados).

Esses documentos são necessários para que a certidão de óbito contenha todos os dados exigidos por lei, e que também serão usados para requerer pensão e fazer o inventário.

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