Juventude propõe reflexões sobre o futuro do jovem

terça-feira, 20 Fevereiro, 2018 - 18:45

Com reflexões em relação ao jovem, a Subsecretaria da Juventude, vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos, apresentou, nesta terça-feira, dia 20, na quarta palestra do 2º Ciclo de Palestras de Políticas Públicas e Direitos Humanos, as ações, os projetos e o perfil do jovem brasileiro. A atividade ocorreu no Adamastor Centro, no Macedo, e contou com a presença do secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, e dos subsecretários Erick Watanabe (Juventude) e Anderson Guimarães (Igualdade Racial).

 

Lameh parafraseou a poeta Clarice Lispector na abertura do evento, "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe". Segundo o secretário, a frase da poeta exemplifica bem o que está sendo ensinado em cada dia de curso. "Cada subsecretaria que caminha junto com a outra pode fazer ainda melhor", ressaltou.

 

Conduzida pelos servidores William Ferreira e Leo Barbosa, a palestra apresentou por meio de depoimentos ficcionais as realidades do cotidiano do jovem, suas angústias e sonhos. Na oportunidade, também foram destacados pontos importantes do Estatuto da Juventude além de resultados de pesquisas sobre quem são e o que querem os jovens.

 

Barbosa ressaltou que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o jovem está na faixa etária de 15 a 24 anos; já o Brasil amplia a idade para 29 anos. “Segundo o IBGE, o Brasil tem atualmente cerca de 50,2 milhões de jovens”, disse Barbosa. E, na oportunidade, apontou alguns erros que não se pode cometer com o jovem, entre eles: encarar a juventude apenas como fase de transição; subestimar ou superestimar o jovem e tomar a juventude de hoje pela de ontem. Todas as reflexões propostas contaram com o apoio dos participantes, que enalteceram o conteúdo apresentado.

 

Palestras

 

As palestras são realizadas no Auditório 7 - do Adamastor, na avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo, das 9h às 12h, em parceria com a Escola de Administração Pública Municipal (ESAP). O público-alvo são os funcionários da SAD, demais servidores da Prefeitura e o público interessado nas temáticas apresentadas. Os servidores podem se inscrever por meio do portal do servidor (portaldoservidor.guarulhos.sp.gov.br). Para demais interessados, as inscrições são realizadas no local.

 

Programação:

22/02- Palestra: “Políticas Públicas para as Mulheres” - Subsecretaria de Políticas para as Mulheres.

27/02- Palestra: “Processo de Envelhecimento em Guarulhos” - Subsecretaria de Políticas para o Idoso.

 

Imagens: Divulgação 

Veja Também

Copyright 2016 Prefeitura de Guarulhos. Todos os direitos reservados.
Sobre