População em Situação de Rua

Serviço Especializado em Abordagem Social

O Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de acordo com o disposto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, no município, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.

É seu papel buscar a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.

Os usuários deste serviço são crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

 

Funcionamento: Todos os dias, das 09h às 21h
Telefone: (11) 2536-4110

 

Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino

Os Serviços de Acolhimento Institucional Adulto Masculino são equipamentos que funcionam 24 horas por dia, todos os dias e acolhem homens adultos em situação de rua. Na oferta de acolhimento, promovem atividades direcionadas ao desenvolvimento dos usuários, visando sua ressocialização e fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares. Os assistidos contam com atendimento técnico e encaminhamentos a serviços da rede socioassistencial, além do acesso às políticas públicas que contribuem para sua autonomia, reinserção social e proteção às situações de vulnerabilidade. Os encaminhamentos para o serviço são realizados pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, que administra as vagas.

Os espaços contam com salões de convivência, banheiros equipados com chuveiros, quartos compartilhados, refeições completas diárias, salas próprias para atendimento técnico e orientação individual, além de atividades de desenvolvimento social em grupo.

 

Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Residencial Bambi
Rua Gerânio, 355 – Parque Residencial Bambi
Telefone: (11) 2279-9982

 

Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Centro
Rua Francisco de Paula Santana, 44, Vila das Palmeiras
Telefone: (11) 3428-3224

 

Casa de Passagem Feminina

Caracterizada pela oferta de acolhimento imediato e emergencial, a Casa de Passagem distingue-se do Serviço de Acolhimento Institucional por ter um fluxo mais dinâmico e receber mulheres com crianças.

Rua Serra Azul, 469, Vila Carmela
Telefone: (11) 4378-1473

 

Atendimento Especializado

Os Centros de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua e equipamentos similares (em caso de execução indireta), são unidades públicas voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua.

Ofertam, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.

Além disso, possuem espaços destinados a guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação.

O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a qualquer momento. Pode também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da Assistência Social ou de outra política pública e por órgãos do Sistema Judiciário.

 

Centro Pop – Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Vila Progresso
Rua Salvador Gorgone, 3 – Vila Progresso
Telefone: (11) 2421-0929
Funcionamento: Segunda a sexta, das 08h às 17h

 

Se-Pop Centro – Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua
Rua Kida, 136 - Macedo
Telefone: (11) 2536-4110
Funcionamento: Segunda a sexta, das 08h às 17h