Prêmio João Ranali de Literatura

Até o dia 25 de outubro estão abertas as inscrições gratuitas para a edição 2023 do Prêmio João Ranali de Literatura, conforme o edital nº 095, publicado no Diário Oficial do município na última terça-feira (10). A exemplo das edições anteriores, o Prêmio João Ranali aceita inscrições de contos, crônicas e poesia de autores residentes em Guarulhos.

Para participar, estudantes de diversos níveis, escritores iniciantes de diferentes gêneros (dramaturgia, poesia, conto, ensaio, entre outros) e interessados em literatura e redação devem se inscrever exclusivamente pela internet, em formulário disponível aqui

Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por membros de reconhecido prestígio na área literária com notório saber nesse campo, a partir de critérios como coerência com o tema, originalidade, criatividade e exploração de recursos inerentes à poesia, à prosa ou à crônica.

Os trinta melhores poemas e os vinte melhores contos e/ou crônicas selecionados serão publicados em antologia e cada autor com poema, crônica ou conto publicado receberá exemplares da publicação.

Para saber mais, acesse o edital clicando aqui.

Para acessar o Termo de Cessão de Direitos Autorais, clique aqui.

Incentivo

O Prêmio João Ranali de Literatura busca fomentar a produção literária do município e ampliar a esfera pública de debates sobre práticas literárias e de leitura voltadas para o desenvolvimento cultural em Guarulhos e em todo o país.

Dessa forma, o prêmio contribui para o aperfeiçoamento e a difusão da produção local, elementos que dinamizam a cultura por meio da troca de experiências entre autores e leitores e enriquecem a relação entre o artista, a obra e o público.

Para informações e dúvidas, enviar e-mail para premiojoaoranali@gmail.com