Caminhada da Luta Antimanicomial reúne cerca de 200 pessoas

terça-feira, 15 Maio, 2018 - 16:45

Cerca de 200 pessoas, entre usuários dos serviços de Saúde Mental, familiares e profissionais da área participaram nesta segunda-feira (14) da 6ª Caminhada da Luta Antimanicomial, tema da Semana Nacional celebrada de 14 a 18 de maio. A marcha partiu da Unidade Básica de Saúde (UBS) Allan Kardec (Jardim Presidente Dutra) até o Caps Arco Íris (Cumbica), chamando a atenção da comunidade para o tema.

A Semana de Luta Antimanicomial na cidade conta com extensa programação. A Secretaria de Saúde inaugura oficialmente nesta quinta-feira (17) a segunda Residência Terapêutica do município, para acolher pessoas de Guarulhos que passaram as últimas décadas confinadas em Hospitais Psiquiátricos. O novo serviço já está funcionando desde o dia 16 de abril passado, na rua Cônego Ezequias, nº 317 (Vila Rosália).

O lançamento de vídeo-depoimento, sarau, cine debate, roda de conversa, exibição de filme sobre o tema e participação do ato nacional no vão livre do Masp Liberdade, que este ano tem como tema: “Dignidade e Respeito – 30 anos de luta por uma democracia Antimanicomial” são algumas das atividades programadas para essa semana.

Programação

Tear – Oficinas de Geração de Trabalho e Renda às pessoas em sofrimento psíquico e transtornos mentais

Nesta sexta-feira, dia 18, durante o dia todo, os usuários do Tear participarão da Feira de Economia Solidária e Saúde Mental na Praça Mario Covas na cidade de São Paulo, com vendas de artigos da Luta Antimanicomial, como camisetas e ecobags. Além disso, na sexta-feira (11), no realizou um sarau com o tema: Luta e Resistência bem como a exibição do filme “Estranho no Ninho” com roda de conversa.

Hospital Municipal de Urgências

Nesta quarta-feira (16), a partir das 8 horas haverá um café da manhã e debate sobre o tema: “Defender leitos de saúde mental em Hospital Geral é ser Antimanicomial?”, com profissionais de saúde, usuários e familiares. O objetivo desse encontro é fortalecer o serviço hospitalar de referência que atende pessoas em sofrimento psíquico, transtornos mentais e problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, incluindo a palestra “Políticas Públicas de Saúde Mental em Guarulhos: uma perspectiva histórica”, que será apresentada pela Helena Saroni, apoiadora da Rede Psicossocial.

Centro de Atenção Psicossocial II Bom Clima

Também na quarta-feira (16), pela manhã haverá uma roda de conversa sobre a Luta Antimanicomial e, na sexta-feira (18) de manhã terá sarau de músicas e poesias.

Centro de Atenção Psicossocial II Osório César

Na quinta-feira (17), no período da manhã, a unidade promove o cine pipoca, com a exibição do filme: Nise - O Coração da Loucura. Já no dia 21 pela manhã haverá mesa redonda com os usuários do Caps para discutir a Saúde Mental nos dias de hoje.

Centro de Atenção Psicossocial II Arco-iris

No Caps Arco Íris, a programação começou no último dia 6, com atividade de música e batucada. No dia 10, aconteceu um sarau com microfone aberto às poesias e músicas dos usuários. Durante a semana, todo o material produzido pelos participantes ficará disponível em forma de cordel e será exibido no Caps. Também haverá pinturas em painéis, filmes, e banca do Grupo Leriando.

Hospital Municipal da Criança e Adolescente

No HMCA serão ministradas palestras com os colaboradores do Hospital sobre a importância do brincar para a saúde mental de crianças hospitalizadas nos dias 21 e 22 de Maio.

Centro de Atenção Psicossocial II infanto-juvenil Recriar

Por meio de uma parceria com o Instituto Acolher na Semana do Brincar, serão realizadas diversas brincadeiras com as crianças, adolescentes e seus familiares na praça em frente ao Caps, no próximo dia 24 das 14 às 16 horas. No dia 25, pela manhã terá sessão de cinema e debate com pais e adolescentes. Já no dia 29, das 10 às 12 horas, usuários, familiares e demais interessados terão a oportunidade de assistir ao filme “Vida de Inseto”, no Teatro Padre Bento. O Caps Recriar ainda promoveu uma roda de conversa com os pais sobre o tema da Luta Antimanicomial na quarta-feira (9).

Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso

Na quinta-feira (17), às 10 horas, haverá exibição de filme Nise - O Coração da Loucura e discussão sobre a Luta Antimanicomial.

Centro de Atenção Psicossocial III Álcool e Drogas Arnaldo Bravo Brant

O Caps AD antecipou parte de sua programação com a realização do Cine pipoca, que exibiu o filme: Bicho de Sete Cabeças. Outra sessão está programada para a próxima sexta-feira (18) com o filme: Nise - O Coração da Loucura na parte da manhã.

Centro de Atenção Psicossocial III Alvorecer

O Caps Alvorecer também realizou nesta terça-feira (15) o “Cine Debate” com as equipes da Atenção Básica do território para a discussão das ações de Saúde Mental. Também foi criado o Grupo “Direito à Voz”, para trabalhar o tema da luta antimanicomial, reafirmando o modelo de cuidado em saúde mental, que faz parte das ações programáticas deste Caps.

MASP

As equipes dos serviços de Saúde Mental e gestores de Guarulhos, juntamente com usuários e familiares, participarão do evento da Luta Antimanicomial que acontecerá no MASP, em São Paulo, nesta sexta-feira, dia 18, num grande encontro com demais serviços de saúde de outros municípios do estado de São Paulo e do país.

Imagens: Divulgação