Ceresi fará confraternização natalina com edição literária

segunda-feira, 12 Dezembro, 2016 - 16:45

A festa de final de ano de pacientes e funcionários do Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi), na próxima quinta-feira, dia 15, será marcada, também, pelo lançamento do livro “Sobre Memórias e Histórias”. A confraternização e o lançamento literário com tarde de autógrafos ocorrerá no período das 12h30 às 14h na Associação dos Servidores Municipais de Guarulhos (avenida Bom Clima, 615 – Jardim Bom Clima).

O livro –uma coletânea de poesias, versos, contos e desenhos produzidos pelos pacientes– demonstra a versatilidade dos idosos nas atividades diárias dos grupos de memória, reabilitação auditiva, coral e o grupo cultural do órgão.

Para a formatação da obra, o relato das experiências de vida de cada paciente foi cuidadosamente transformado em mensagens poéticas pela fonoaudióloga Kátia Cristina Freitas Gimenez e pela psicóloga Maria Aparecida de Siqueira, ambas do Ceresi. O prefácio revela a expectativa das organizadoras do livro: “Acreditamos que essa produção transmita aos leitores reflexões críticas sobre o envelhecimento; momentos de descontração; e o resgate de valores e origens”.

Segundo a gerente Elisângela Arantes, a montagem do livro propiciou um efeito terapêutico transformador na vida dos pacientes. “Existem outras atividades artísticas desenvolvidas pelos frequentadores do órgão –como o coral–, trabalhos sempre expostos visando a preservação de valores fundamentais como a atividade intelectual dos idosos”. Ela acrescenta: “Para os nossos idosos, o livro representa mais um motivo para serem protagonistas na sociedade”.

O Ceresi funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 h, no Complexo Dona Antônia, ao lado do Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos (Cemeg). Os encaminhamentos são realizados por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), após avaliação sobre os critérios de fragilidade. Mais informações pelo telefone 2472-5487.