Dia D do Junho Marrom tem ações voltadas à saúde e ao meio ambiente

terça-feira, 12 Junho, 2018 - 17:15

Uma extensa programação para chamar a atenção da sociedade sobre os impactos do meio ambiente na saúde da população vai mobilizar todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) nesta sexta-feira , dia 15. As ações, que incluem desde plantio de hortas até oficinas de artesanatos com materiais recicláveis, vão marcar o Dia D do Junho Marrom, mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente e, por isso, é dedicado à discussão das questões ambientais como determinantes das condições de saúde da comunidade.

Neste ano, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é “#Acabe com a poluição plástica”. Com isso, a ONU pretende chamar governos, setor privado, comunidades e indivíduos a reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que vêm causando enormes prejuízos à vida marinha e à saúde humana.

Segundo a organização internacional, anualmente, pelo menos oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos, formando ilhas imensas. Isso já traz enormes prejuízos à saúde da população, uma vez que a deterioração do material no mar produz micropartículas impregnadas de substâncias nocivas. Essas micropartículas, por sua vez, são ingeridas pelos peixes que, quando consumidos pelo homem, podem provocar distúrbios hormonais e até câncer.

Por isso, neste Dia D várias unidades de Saúde vão promover oficinas de artesanato com materiais de reciclagem como é o caso das UBS Palmira, Nova Bonsucesso, Ponte Alta, Santa Paula, Presidente Dutra, Acácio, Jovaia, Allan Kardec, além do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e do Cemeg São João. Na UBS Cecap, os produtos serão confeccionados durante o mês todo e, nesta sexta-feira (15), alguns deles serão expostos ao público.

Em outros locais como nas unidades Lavras, Inocoop, Haroldo Veloso, Bananal, Carmela, Jardim Vila Galvão, Cambará, Taboão, Vila Galvão e o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO São João o tema será tratado em palestras. Já as UBS Paulista e Santa Lídia vão intensificar o trabalho de orientação sobre reciclagem e cuidados com o meio ambiente nas visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de Saúde.

Além disso, o Dia D do Junho Marrom terá a construção de farmácias vivas (exposição de ervas); plantio de hortas comunitárias, sendo algumas delas suspensas com utilização de garrafas pets; apresentação de vídeos; roda de conversa; distribuição de mudas e sementes; oficinas de compostagem (processo de transformação de matéria orgânica encontrada no lixo em adubo); feira sustentável de troca de objetos; entre outras atividades. Para conhecer as ações, basta procurar uma das 69 UBS da cidade.

Veja Também

Copyright 2016 Prefeitura de Guarulhos. Todos os direitos reservados.
Sobre