Exposição fotográfica e palestras De Peito Aberto chegam a Guarulhos

segunda-feira, 19 Junho, 2017 - 18:15


O secretário Sérgio Iglesias fala na abertura da palestra desta segunda-feira

De Peito Aberto - a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista é o tema da exposição fotográfica

acompanhada de palestras, que já percorreu o mundo todo e que desde a última quinta-feira (15) até o final do mês ficará à disposição do público em Guarulhos, no Internacional Shopping. A iniciativa de trazer a mostra ao município é da Secretaria Municipal de Saúde, dada a relevância do tema e a notoriedade dos organizadores.

A mostra é resultado do projeto sociocultural de mesmo nome, que retrata homens e mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer

de mama, além de colocar em foco a humanização da medicina em geral.  Com exposição fotográfica, palestra e ações nas redes sociais, o projeto retrata a doença sob uma perspectiva mais humana e sensível – uma iniciativa da jornalista e escritora Vera Golik e do fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi, após vivenciarem casos de câncer em suas próprias famílias.

Palestra

Na abertura da palestra desta segunda-feira (19), o secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho, destacou a importância do evento por retratar a vivência de pessoas acometidas pelo câncer de mama, que é uma das principais causas de morte na atualidade. “Nós estamos muito preocupados com o aumento da incidência da doença. Fico me perguntando: quantos casos iremos detectar? E muito além disso, queremos não só efetuar o diagnóstico, mas fazer o acolhimento e o tratamento de qualidade”, disse.

Ministrada pela pediatra, sanitarista e coordenadora do mestrado e da área de saúde coletiva da Unisa (Universidade Santo Amaro), Jane de Eston Armond, a palestra de abertura teve como tema “Promoção da Saúde da Mulher”. A especialista discorreu sobre a importância da alimentação saudável, da prática de atividade física, prevenção e imunização, abordando aspectos importantes em todas as fases da vida.

“Recomendo que a partir de agora esse evento faça parte do calendário da cidade e esse espaço já fica à disposição de vocês”, anunciou o proprietário do Internacional Shopping durante a abertura da palestra,

A exposição fotográfica foi aberta na última quinta-feira

Antonio Veronezi.

Exposição e palestras no mundo

A jornalista Vera Golik explicou que, ao lado do marido Hugo Lenzi, começou com o projeto em 2006 a fim de mudar a lógica atual em que os profissionais médicos são capacitados cada vez mais para cuidar de doenças e não de pessoas. Com mais de 40 exposições e 160 palestras pelo Brasil e ao redor do mundo, “De Peito Aberto” recebeu mais de oito milhões de visitantes e aproximadamente 25 milhões de pessoas tiveram acesso às informações sobre o evento por meio da mídia.

Além disso, mais de 15 milhões de internautas foram impactadas pelo projeto nas redes sociais. As imagens da exposição mostram as histórias de mais de 50 mulheres e um homem de todo o Brasil, dos Estados Unidos, de Portugal e da Espanha, entre 18 e 90 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais. Elas captam as emoções vividas por essas “guerreiras e um guerreiro” em cada uma das etapas do câncer.

O Projeto De Peito Aberto tem como meta estimular uma nova conduta em relação ao enfrentamento do câncer de mama e oferece informação de qualidade sobre a doença. A ação acontece em todo o Brasil, e agora está sendo apresentada nas principais cidades da Grande São Paulo, como Guarulhos, que será palco do projeto neste mês de junho.

Entre os vários temas que são colocados em foco durante a Exposição estão:

  • A humanização da medicina e a conduta médico-paciente
  • A relação entre pacientes, amigos e familiares
  • Os direitos de pacientes de doenças graves
  • Como lidar com os fatores que afetam sua autoestima -- reconstrução mamária e dos mamilos; perda de cabelo; modificações na aparência, ameaça à fertilidade; redução da libido, entre outros.

A exposição De Peito Aberto está no Internacional Shopping

Reconstrução mamária: um direito da mulher

Apenas para tocar em um desses pontos, vale ressaltar que a cirurgia de reparação da mama afetada pelo câncer é uma etapa fundamental no tratamento da doença, melhora a qualidade de vida e resgata a autoestima das pacientes. Pela sua importância na recuperação total do câncer de mama, a lei 12.802/2013 foi sancionada para garantir que todas as mulheres submetidas à mastectomia no combate à doença tenham acesso à reconstrução mamária no Sistema Único de Saúde (SUS).

Embora a reconstrução seja um direito das mulheres, o Ministério da Saúde estima que foram realizadas pouco mais de 1.500 cirurgias em 2015. O número não chega a 2% do total das mulheres que são afetadas pelo câncer de mama. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, das cerca de 20 mil mulheres que precisam fazer cirurgia de retirada das mamas, menos de 10% saem dos centros cirúrgicos com os seios reconstruídos.

Patrocínio e Apoios

O Projeto De Peito Aberto, nessa jornada pelas principais cidades da Grande São Paulo, conta com o patrocínio da Allergan, via PROAC, e, em Guarulhos, conta com o apoio do Internacional Shopping, da Universidade Santo Amaro – Unisa, da Secretaria de Saúde de Guarulhos e da Unimed Guarulhos.

Serviço:
Exposição fotográfica “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”

Permanência da Exposição: 15/06/17 a 30/06/17

Local da Exposição Fotográfica: Piso térreo do Internacional Shopping (Rodovia Presidente Dutra, saída 225, Guarulhos, CEP 07034-911, SP)

Tel.: (11) 2414-5000
Horários: segunda a sábado, das 10h às 22h00; Domingos das 11h às 21h.

Palestras

Dia 19 de junho, às 10h30: Cerimonial Oficial de Abertura, seguido da Palestra “Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher” às 11h30

Dia 24 de junho, às 10h30: Palestra Interativa “De Peito Aberto - Direitos da Mulher e Medicina Humanizada”

Local: Cinema Cinemark – Piso Superior
Entrada Franca
Classificação: Livre

 

Imagens: Sidnei Barros / PMG
 

Veja Também

Copyright 2016 Prefeitura de Guarulhos. Todos os direitos reservados.
Sobre