Saúde do homem e da população negra serão destaques em novembro

terça-feira, 31 Outubro, 2017 - 18:45

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) darão início nesta quarta-feira (1º) às atividades do Novembro Azul e Negro, mês que será dedicado à saúde do homem e da população negra.  Enfeitadas nas cores alusivas ao tema, as UBS contarão com extensa programação totalmente gratuita, incluindo palestras, ampliação da oferta de exames e consultas, bem como atividades físicas, de lazer e voltadas a autoestima. Para participar, basta comparecer a uma das 69 UBS da cidade.

Além da programação desenvolvida pelas UBS, o Centro de Atendimento Multiprofissional à Pessoa com Deficiência (Campd) promoverá um ciclo de palestras sobre câncer de próstata, todas as sextas-feiras do mês, às 8 horas, na sede da unidade, localizada na viela Porto Belo, nº 28 (Vila Camargos). As inscrições serão feitas na recepção do serviço, com 15 minutos de antecedência, iniciativa que o Campd levará também a seis UBS: Cecap, Vila Barros, Carmela, São Ricardo, Itapegica e Cavadas.

Já na terça-feira (7), acontece no Adamastor Centro, das 8 às 13 horas, o Seminário Saúde da População Negra. Durante o evento haverá a posse dos membros do Grupo de Trabalho Intersetorial e Permanente da Saúde desse segmento da sociedade, além de atividades culturais.

A Política Nacional da Saúde Integral da População Negra foi instituída pelo Ministério da Saúde em 13 de maio de 2009, uma vez que é consenso na literatura científica a existência de doenças de maior prevalência na população negra, tais como anemia falciforme, hipertensão arterial, diabetes mellitus, dentre outras.

Novembro Azul

O Novembro Azul tem por objetivo conscientizar os homens sobre a necessidade de adotar hábitos de vida saudável, bem como prestar esclarecimentos sobre o diagnóstico e rastreamento de doenças do aparelho circulatório e cânceres. Em Guarulhos, esses agravos são uma das principais causas de mortalidade entre os homens adultos.

Vale destacar que grande parte dessas doenças se deve à exposição a fatores de risco, como: tabagismo, dieta inadequada, prática insuficiente de atividade física e consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Além de compartilhar informações, o Novembro Negro visa proporcionar maior acesso aos serviços de saúde.

Dentro dessa proposta, a Secretaria de Saúde lançará no próximo dia 28, às 9 horas, no Adamastor Centro, o Projeto Pré Natal do Homem, como estratégia para a captação do público masculino na atenção primária. A proposta é incentivá-los a participar das consultas de pré-natal ao lado da mulher, para que eles tenham maior acesso aos  exames preventivos sempre que necessário.

Durante o lançamento do projeto, também haverá palestras e demais atividades voltadas à saúde do homem, programação que será encerrada com a campanha do laço branco, pelo fim da violência contra a mulher, além de assinatura do termo de compromisso dos homens aderindo a proposta.

Veja Também

Copyright 2016 Prefeitura de Guarulhos. Todos os direitos reservados.
Sobre