Todas as UBS abrem neste sábado na Campanha de Multivacinação

quarta-feira, 13 Setembro, 2017 - 15:45

Campanha foi iniciada na segunda (11), na UBS Cecap

Neste sábado (16) é o Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Multivacinação, que tem por objetivo atualizar as doses em atraso de crianças e adolescentes contra mais de 20 doenças. Em Guarulhos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão funcionar das 8 às 17 horas para esta finalidade. Além disso, o município contará com quatro postos avançados: no Parque Júlio Fracalanza (Vila Augusta), no Sesi do Jardim Adriana, no Supermercado Barbosa (Jardim São João) e no CEU Paraíso.

Diferentemente das UBS, onde a população encontra todas as doses do calendário vacinal, nestes postos avançados, que também funcionarão das 8 às 17 horas, serão disponibilizadas as vacinas contra a Meningite C e contra o HPV (papilomavírus humano, que infecta a pele e as mucosas e pode causar câncer do colo de útero e de pênis, além de verrugas genitais).

Essa é mais uma estratégia da Secretaria de Saúde para aumentar a cobertura vacinal contra essas duas doenças na cidade, uma vez que em todo o país a imunização contra o HPV e a meningite C tem ficado abaixo do esperado. Para estimular os jovens a colocar essas doses em dia, o município também conta nessa Campanha com o apoio da Bia Martins, fundadora da ONG Olhar de Bia, que desde segunda-feira (11) vem falando aos adolescentes sobre a importância dessa proteção.

Bia abriu a Campanha de Multivacinação na UBS Cecap, onde conversou com a população e gravou um vídeo sobre o tema. Hoje com 16 anos, ela fundou a OnG quando tinha apenas 6 anos, ao perceber que outras crianças não tinham acesso a condições básicas de cidadania.  Tornando-se a mudança que queria ver na sociedade, já atendeu mais de 100 mil pessoas com projetos de esporte, cultura e de capacitação social.

Multivacinação:

Além de intensificar a vacinação contra a meningite C para adolescentes entre 12 e 13 anos, e contra o HPV para meninas entre nove e 14 anos, e meninos entre 11 e 14 anos, a Campanha vai atualizar a caderneta de crianças maiores de sete anos de idade com as seguintes doses: hepatite B, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), dupla adulto (difteria e tétano), DTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular), meningocócica C (meningite C), HPV e varicela.

Para menores de sete anos de idade serão colocadas em dia as doses: BCG (contra a tuberculose), tríplice viral, hepatite B, penta valente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções pela bactéria Haemophilus influenza), VIP (vacina inativada da poliomielite), VOP (vacina oral da pólio), rotavírus, pneumocócica 10 valente (meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia), meningocócica C, DTP (difteria, tétano e coqueluche), hepatite A e varicela.

Postos avançados:

Parque Júlio Fracalanza: rua Joaquim Miranda, nº 471- Vila Augusta

SESI: rua Benedito Caetano da Cruz, nº 566 - Jardim Adriana,

Supermercado Barbosa: avenida Florianópolis, nº127 - Jardim São João.

CEU Paraíso: rua Dom Silvério, nº 628 - Vila Paraíso

Imagem: Sidnei Barros / PMG 

Veja Também

Copyright 2016 Prefeitura de Guarulhos. Todos os direitos reservados.
Sobre