UBS Vila Carmela promove ação social para acolher imigrantes

sexta-feira, 14 Julho, 2017 - 20:00

Evento no local será acompanhado por interpretes voluntários bilíngües

Neste sábado (15), a Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Saúde, da Subsecretaria da Igualdade Racial e Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social,  em parceria com a  Igreja Batista da Convenção, realiza o evento Ação Comunitária União dos Povos, na UBS Vila Carmela, a partir das 8h30.

A iniciativa objetiva acolher e incluir socialmente imigrantes que vivem em Guarulhos, oferecendo acesso aos serviços de saúde, orientação para regularização migratória, avaliação socioeconômica e encaminhamento para cadastro em programas sociais, entre outros serviços.

Durante todo o dia serão realizadas consultas médicas pré-agendadas (clínico geral, pediatra, ginecologista e odontologia), ações coletivas com profissionais de saúde bucal, psicologia e serviço social, além de desfiles com trajes típicos, apresentações de danças e de música em guarani-paraguaio com pandeiros e violão, contação de histórias, teatro de fantoches, pintura facial, entre outras atrações.

Todas as atividades serão acompanhadas por intérpretes voluntários bilíngües (guarani, quéchua, espanhol, inglês e francês).

Programação

08h30 - Início das consultas médicas e atividades nas tendas (orientação para regularização migratória da igualdade racial e orientações sobre programas sociais)

9h - Boas vindas e abertura oficial

10h - Palestra: “Aspectos psicológicos da imigração” – Ana Rosa - Psicóloga

10h30 - Apresentações de dança com integrantes do Programa Jovens em Ação - SDAS

11h00 - Desfile de voluntários com trajes típicos

15h - Show de dança folclórica, pandeiros e violão paraguaio-guaraní.

A UBS Vila Carmela fica na Avenida Serra da Mantiqueira 585, Vila Carmela.