Perguntas frequentes


1- Qual o horário de visitação do Zoológico de Guarulhos?
O Zoológico fica aberto de terça a domingo, das 09:00hrs às 17:00hrs.

2- A entrada é paga?
Não, a entrada no Zoológico é gratuita.

3- Qual a melhor forma de chegar ao Zoológico?
Você pode vir com transporte particular ou transporte público (confira as linhas de ônibus na seção Como Chegar ao Zoológico).

4- Existe lanchonete ou restaurante no Zoológico?
Não, o Zoológico não disponibiliza este serviço, porém há área de lazer com espaço para piquenique.

5- Posso levar meu animal de estimação ao Zoológico?
Não, recomendamos que você deixe seu animal de estimação em casa, pois no Zoológico não é permitida a entrada destes animais, tanto pelo bem de nossas espécies como do seu mascote.

6- Posso alimentar os animais no Zoológico?
Não é permitido alimentar os animais no Zoológico. A alimentação dos animais segue um cardápio equilibrado, onde os alimentos são selecionados pela qualidade e valor nutricional. São preparados e servidos diariamente pelos tratadores, recebendo o acompanhamento dos técnicos do Zoológico . Fornecer outros alimentos pode deixá-los doentes.

7- Posso tocar nos animais no Zoológico?
Não, todos os animais que vivem no Zoológico de Guarulhos são animais selvagens, portanto, seu comportamento é imprevisível. Para sua própria segurança, não toque nos animais, e respeite as áreas de afastamento de cada recinto.

8- De onde vem os animais do Zoológico?
Os animais podem vir por transferências de outras instituições, nascimentos no próprio zoológico, ou resgates no município de animais machucados que não tem condições de serem devolvidos à natureza. O zoológico nunca captura um animal da natureza para colocar em exposição.

9- Posso doar um animal ao Zoológico?
Não, o Zoológico de Guarulhos não aceita doações de animais de cativeiro particular. Os animais para doação devem ser encaminhados a Centro de Triagem do Estado de São Paulo (CETAS).

10- Se eu encontrar um animal silvestre machucado, posso encaminhá-lo ao Zoológico?
Sim, animais silvestres feridos ou filhotes de vida livre podem ser recebidos para tratamento, visando, sempre que possível, sua reabilitação e devolução à natureza.

11- Quem cuida da saúde dos animais no Zoológico? O que acontece quando um animal fica doente?
O Zoo tem uma equipe de veterinários, biólogos e tratadores que cuida da saúde dos animais, realizando exames, cirurgias e tratamentos sempre que necessário. Há no zoo um setor próprio para alojar estes animais até que se recuperem e voltem aos seus recintos.

12- Porque alguns animais ficam muito tempo parados ou dormindo?
Todos os animais, assim como nós, tem seu próprio jeito de ser, alguns como macacos, furões e lontra tem um comportamento mais agitado. Outros como jacaré, lagartos, lobo-guará, tamanduás, leões entre outros, ficam mais quietos, seja pelo hábito (noturno, crepuscular) ou pela própria natureza do animal. Assim como não gostamos de ser incomodados quando estamos dormindo, eles também não. Então, por favor, vamos respeitar o hábito de cada animal.

13- Porque alguns recintos tem pouca ou nenhuma vegetação?
A vegetação dos recintos depende do modo de vida e do comportamento de cada animal que ali vive. Existem animais mais pesados ou agitados que amassam ou arrancam a vegetação, que é refeita periodicamente pela equipe de manutenção.

14- Há no Zoo local para andar de bicicleta e skate?
Não, há parques na cidade para estas atividades, mas no zoo não são permitidas. Também não há espaço para jogar bolas ou empinar pipas.

15- O Zoo recebe cães e gatos para doação?
Cães e gatos são animais domésticos, e devem ser encaminhados aos órgãos responsáveis, como os Centros de Controle Zoonoses ou ONG's de proteção animal.

O abandono de animais é crime!