11ª Mostra de Teatro de Rua reúne mais de 50 mil pessoas em espetáculos descentralizados

Segunda, 02 de Dezembro de 2019 - 13:03

Ao longo de seus nove dias de duração, entre 22 e 30 novembro, a 11ª edição da Mostra de Teatro de Guarulhos encheu a cidade de alegria e animação com espetáculos gratuitos que aconteceram no Jardim Flor do Campo, Recreio São Jorge, Cabuçu, Parque São Miguel e Centro.

O encerramento desse grande evento, que mobilizou espectadores no calçadão da rua Dom Pedro II, no último sábado (30), caracterizou-se como verdadeira troca entre os artistas e a população que, em meio às compras de final de ano, teve a oportunidade de se divertir com a atuação dos grupos Bando Goliardxs, Núcleo Sem Drama e Na Cia. da Cabra Orelana.

De acordo com o secretário de Cultura, Vitor Souza, a realização dos espetáculos da Mostra de forma descentralizada permite a democratização do acesso à cultura que vai ao encontro do munícipe onde ele está: “O teatro de rua é uma das manifestações que possibilitam pensarmos na vida urbana. Atividades como essa também têm grande potencial para unir o poder público, artistas, empresários e a população da cidade”, observa o secretário.

Para o sucesso desta edição, Rodrigo Maia, integrante do Movimento Cabuçu e produtor da Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos, observa que o engajamento de cada artista participante foi o diferencial. “Mobilizamos de forma direta e indireta mais de 50 mil pessoas, com espetáculos que aconteceram nos CEUs, nas escolas da Prefeitura, na Área de Proteção Ambiental Cabuçu Tanque-Grande, na Centro da cidade e no Sesc Guarulhos”, explica. Maia lembrou ainda que a arte da camiseta desta edição da mostra, desenvolvida por Jennifer Bueno, teve o cuidado de destacar múltiplas causas que vão desde as vertentes sociais, culturais e ambientais à inclusão de temas como o autismo e a acessibilidade.

Oziel Souza, diretor da Mostra de Teatro de Rua, elogiou as parcerias que permitiram a realização dos espetáculo em diferentes espaços da cidade. “O formato deste ano deve ser repetido no ano que vem, ampliando as apresentações em espaços pedagógicos que conciliam CEUs e escolas”. Além das apresentações inseridas em espaços como o Sesc Guarulhos, Oziel enfatiza a riqueza do tradicional cortejo da Mostra no Cabuçu, essencial para que o evento se aproxime das pessoas, das homenagens e vivências do Movimento Núcleo Cabuçu, junto aos movimentos de Teatro de Rua de São Paulo e Guarulhos (MTR-SP e MTR-GRU)e da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR).

Nova geração de artistas

Para Jennifer Bueno, atriz e integrante do Movimento Cabuçu, a 11ª edição da Mostra marcou um novo ciclo para produção, artistas e público: "A Mostra de Teatro de Rua é um canal incrível de debate, diversidade e provocação que nos coloca a pensar menos em nós e mais no todo, um espaço de conversa e troca de experiências”, comemora. Segundo a atriz, os pontos mais lindos deste ano foram a presença de uma nova geração de artistas, surgimento de novos grupos e a ascensão de jovens atores e produtores. “Essas pessoas chegam ao cenário cultural atual com energia e peito aberto para ressignificar o espaço público e assumir as causas da mostra e as lutas do teatro de rua. Eles são frutos desses 11 anos de resistência”, vibra Jennifer.

Para a atriz e cineasta Janaína Reis, que integra a Cia Los Xerebas e a Cia Bueiro Aberto, a Mostra de Teatro de Rua é essencialmente um encontro, um grito: “Tive a honra de documentar esta história e de fazer parte dela. Este ano com todas as dificuldades e contrariando as estatísticas, cá estivemos nós na rua dando nosso recado. A abertura com a exibição do documentário e uma roda de conversa para debater sobre o cenário das artes cênicas de rua constituiu um encontro potente de vozes que somam no coro da luta pela preservação do meio ambiente, pela arte e pela liberdade”, relata.

A trupe do Bando Goliardxs afirma que a ação real dessa mostra vem de forma potente e transformadora ao criar espaços de troca entre artistas e suas pesquisas: “Ao propor a ocupação e apropriação do espaço público como lugar democrático e de direito de todos e, principalmente, ao fortalecer a arte de rua e valorizar o trabalho autônomo e independente de artistas que têm na rua um lugar de estudo e prática”, enfatiza.

Segundo Marcelo Palmares, ator e articulador do Grupo Pombas Urbanas, foi uma honra estar em cena na 11ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos realizada pelo Movimento Cabuçu. “Comemorar 30 anos de grupo, de teatro e vida, e ter renovada a percepção de que mais uma vez o teatro de rua vem intervir no cotidiano cinzento e polarizado para mostrar que todos os espaços precisam ser ocupados, ressignificados e transformados para arejar os poros e refrescar os olhos do público, dando-lhe novas perspectivas e semeando a utopia e a esperança”, parabeniza.

A 11ª Mostra de Teatro de Rua teve o apoio da Prefeitura de Guarulhos e da Escola 360 que, por meio da Secretaria de Cultura, objetivou a circulação de programação teatral gratuita em diferentes espaços culturais da cidade. O evento contou ainda com apoio da Frente Popular de Teatro de Rua composta pelo MTR-SP, MTR-GRU e RBTR, Sesc Guarulhos, Sincomércio Guarulhos, Camasi Guimarães, HigieTopp e Veolia.