13 unidades de saúde de Guarulhos recebem o Selo Amigo da Pessoa Idosa

Terça, 01 de Outubro de 2019 - 19:00

Nesta terça-feira (1º), Dia Internacional do Idoso, 13 serviços da rede municipal de saúde foram condecorados com o Selo Amigo da Pessoa Idosa – VAI Acolher com Amor, na segunda edição do prêmio, que é concedido como forma de reconhecimento público às iniciativas individuais e coletivas que beneficiam esse segmento da sociedade. Realizada no Adamastor Centro, a certificação é uma iniciativa do Acolher- Instituto de Desenvolvimento Humano e Organizacional, instituição sem fins lucrativos de Guarulhos.

“Esse selo foi criado para que possamos fazer política pública juntos. Nosso objetivo é motivar pessoas e a sociedade em geral a contribuir para que todos nós possamos ter um envelhecimento saudável”, explicou a presidente do Acolher Instituto, Zina Costa, durante a premiação. A iniciativa compreende um conjunto de ações que, anualmente, culminam em um evento aberto, realizado próximo do dia 1º de outubro, quando se comemora o Dia Internacional do Idoso.

Na oportunidade, as melhores práticas de cada categoria inscrita recebem troféus e homenagens personalizadas a serem divulgadas no regulamento da campanha. Além do Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi), foram certificadas como Amiga da Pessoa Idosa as Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Rafael, Cecap, Primavera, Recreio São Jorge, Santa Lídia, Carmela, Inocoop, Santa Paula, Normandia, Cummins, Cumbica II e Nova Bonsucesso.

O reconhecimento se deve ao trabalho realizado nesses serviços, incluindo a aplicação da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (Ampi), pesquisa que consiste em conhecer o perfil de saúde de todos os idosos para planejar, direcionar e executar corretamente as ações a esse público. Outras iniciativas de destaque que resultaram na conquista do prêmio forama criação de espaços de promoção de saúde, como grupos de artesanato, pintura e horta, as quais proporcionam aos idosos a oportunidade de desenvolverem novas habilidades, mantendo-os ativos na comunidade.

Além disso, outros critérios foram avaliados para a concessão do Selo Amigo da Pessoa Idosa, como o atendimento prioritário e o acolhimento aos idosos nas unidades, as atividades desenvolvidas durante o Setembro Verde (mês dedicado ao envelhecimento ativo e saudável), o atendimento em domicílio e o encaminhamento para serviços especializados, quando necessário, bem como a assistência prestada em instituições de longa permanência (casas de repouso).

A solenidade de premiação, que foi aberta pelo coral Vida Nova, contou com a participação do secretário de Direitos Humanos, ​​Lameh Smeili, que representou o prefeito Guti, do subsecretário de Política para os Idosos, Walid Shuqair, do subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Antônio Messias dos Santos, da secretária adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Cláudia Papotto, de Grace Andrade, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, e de Elisângela Siqueira, da Rede de Atenção aos Direitos Humanos da Secretaria de Saúde, além de gestores da Pasta e demais convidados.

Fotos: Sidnei Barros / PMG