20ª Semana da Pessoa Idosa promove atividades culturais

Quarta, 26 de Setembro de 2018 - 18:15

Um público de aproximadamente 200 pessoas participou nesta quarta-feira, dia 26, da programação da 20ª Semana da Pessoa Idosa, que foi marcada pela exibição gratuita da comédia brasileira “Crô: O filme” no cinema do Shopping Bonsucesso, pela manhã. À tarde, ocorreram apresentações da cantora guarulhense Duda Geraldelli, da Trupe Ortaética de Teatro Comunitário, com a intervenção teatral “Velas, novelos e novelas” e jogos com participação da plateia; e ainda a intervenção poética repentista do médico cubano Jelkes Soria Sarmiento, no Teatro Adamastor.

Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMPI) com apoio da Prefeitura, a Semana, com o tema “Jovem hoje, idoso amanhã: cuidado e respeito sempre”, prossegue nesta quinta-feira (27), às 9 horas, com ação de saúde na Tenda do Bosque Maia.

O evento possuiu programação diversificada. Na terça-feira (25), foi realizado o Encontro de Corais no Teatro Adamastor, reunindo o Coral da Vila, Solfejando com a Melhor Idade, Coral Eniac e Coral Vida Nova.

A viúva alagoana Maria de Lourdes Santos, 72 anos, canta no Coral Vida Nova e participou do Encontro de Corais. “Gosto de cantar em grupo. Sinto-me bem. Estou aproveitando a vida e saio de casa todos os dias: faço ginástica no Centro de Convivência do Idoso Santa Mena, vou aos bailes e jogo vôlei perto de casa”, contou a moradora do Jardim Monte Carmelo, que estava acompanhada do amigo Antonio Histirari.

Caminhoneiro aposentado, Histirati, 72 anos, mora no Jardim Dourado e gosta de participar de atividades. “Assisti os corais e foi muito bacana. É bom participar das coisas, assim a gente não fica deitado em casa”, afirmou Antonio, que fez questão de participar da encenação da Trupe.

Para o diretor de Cultura da Prefeitura, Tiago Ortaet, a Trupe realizou jogos teatrais, retratando situações vividas pelos idosos com a participação da plateia. “Este grupo surgiu na periferia da cidade, no Parque Continental. E desenvolvem um trabalho de empoderamento social, de pensar a sociedade através do teatro”, disse Tiago.

Baile “Uma noite no Caribe”

O Baile da Melhor Idade “Uma noite no Caribe” acontecerá nesta sexta-feira (28), às 18h, Nosso Clube Vila Galvão, no qual serão apresentados os candidatos ao 15º Concurso Miss e Mister Melhor Idade. A entrada será a doação de 250g de chá mate que será revertido para as duas unidades do CCI – Centro de Convivência do Idoso. No sábado (29), às 8 horas, acontecerá o Show de Talentos da Melhor Idade, no Teatro Adamastor, concluindo as atividades programadas.

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG