3º Seminário de Educação Ambiental reúne gestores de escolas municipais

Quinta, 06 de Junho de 2019 - 19:03

Com o tema “Humanidade e o Planeta - Qual o custo das minhas escolhas?”, o 3º Seminário de Educação Ambiental realizado no Adamastor Centro, nessa quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, teve por principal objetivo inspirar as equipes gestoras das escolas da Prefeitura a trabalharem a temática ambiental nos componentes curriculares.

O evento promovido pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP) e da Divisão Técnica de Educação Ambiental, contou com a participação do prefeito Guti; do secretário de Educação, Paulo Matheus; da diretora do DOEP, Solange Turgante, além de professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, e demais profissionais da educação.

Guti parabenizou a equipe pela realização do seminário, iniciativa que culmina com ações mundiais voltadas ao Meio Ambiente, momento importante para conscientizar e levar educação ambiental para dentro das escolas. “Não há como mudar a relação que nós, seres humanos, temos com o meio ambiente senão por meio da educação e da mudança de comportamento dentro das escolas. Coordenadores, professores e diretores são essenciais para que esse trabalho gere frutos num trabalho gradativo de mudança comportamental para que as crianças de hoje, quando se tornarem adultos, consigam ter uma relação muito melhor com a natureza”, destacou o prefeito.

Os palestrantes Anderson Brunholi, mestre em Análise Geoambiental, a educadora em Saúde e Meio Ambiente, Mônica Simons, e a advogada pós-graduada em sociopsicologia, LiviaCattaruzzi, abordaram os impactos ambientais globais, ações sustentáveis para o dia a dia, ações sobre saúde e publicidade insustentável no ambiente escolar.

Além disso, foram apresentadas as ações desenvolvidas na cidade, como os programas Lixo Zero Guarulhos, da Secretaria de Serviços Públicos; Nossa Escola Recicla da Secretaria de Educação; Ambienta Saúde, que envolvem escolas e as UBS, e também o Ilhas Verdes, da Secretaria de Meio Ambiente.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia. A proposta objetiva chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação ambiental.

Imagem: Sidnei Barros/PMG