Academia na Praça 60+ é inaugurada no Bosque Inocoop

Quarta, 08 de Maio de 2019 - 18:50

O prefeito Guti inaugurou nesta quarta-feira (8) a Academia na Praça 60+ no Bosque Inocoop, região de Bonsucesso. Em abril deste ano, o projeto contemplou o Parque Continental. A iniciativa integra o plano municipal de Envelhecimento Ativo e prevê ocorrer em dez praças e espaços públicos da cidade, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Políticas para o Idoso.

De acordo com Guti, o projeto pode parecer simples aos olhos de muita gente, porém significante para a população do Inocoop, pois promove saúde, lazer e confraternização. O prefeito lembrou que o Bosque foi totalmente revitalizado. “A revitalização deu outra vida ao bairro. Em dois anos fizemos muitas coisas e estamos trabalhando para entregar uma cidade melhor do que quando assumimos. Até dezembro teremos mais 100 academias populares e mais 100 playgrounds para as crianças. Queremos as pessoas saudáveis”, afirmou.

Na oportunidade, Guti convidou a população para a inauguração do Centro de Referência em Direitos Humanos, no próximo sábado (11), no CIC Pimentas – Centro Integrado da Cidadania, na Estrada do Capão Bonito, 53, Jardim Maria de Lourdes. Ele ainda falou que Guarulhos é uma das primeiras cidades a ter uma secretaria voltada aos Direitos Humanos e afirmou que até dezembro o município não terá mais rodízio de água.

Já o secretário Lameh Smeili (Direitos Humanos) declarou que o projeto Academia na Praça 60+ visa qualidade de vida em defesa do ser humano e que o governo leva a questão dos direitos humanos a sério, prevenindo a saúde do ser humano, praticando exercício, ocupando as praças e espaços públicos com atividades saudáveis. “Esse projeto é único em todo Brasil. Nossa cidade está se tornando referência para o Brasil inteiro. Várias cidades ligaram para nós buscando informações sobre o projeto que é mais do que atividade esportiva, é também convívio entre as pessoas. Muitas mulheres aqui não se conheciam, nessas atividades criaram laços de amizade”, ressaltou.

Neuza de Souza e Maria Inês Lopez, com 94 anos, participam das aulas do projeto assiduamente e disseram que as condições físicas de ambas melhoraram muito. “Estamos felizes aqui. A saúde melhorou bastante. Foi a melhor coisa que aconteceu aqui no bairro”, afirmaram.

Serviço

Os interessados em utilizar a Academia na Praça 60+ devem aproveitar. As matrículas são gratuitas e podem ser feitas no próprio local, basta levar um documento com foto, comprovante de endereço e atestado médico autorizando fazer atividades físicas.

As aulas ocorrem na Rua Elias Dabarian, 887, Conjunto Inocoop, três vezes por semana (segundas, quartas e sextas), das 7h às 10h, orientadas por profissionais de Educação Física habilitados e especializados em atividades para pessoa idosa.

Imagens - Márcio lino / PMG