Acolhidos do Residencial Bambi têm capacitação em Panificação Artesanal

Segunda, 03 de Junho de 2019 - 19:56

Usuários do Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Residencial Bambi, participaram na última sexta-feira (31) da oficina de apresentação do projeto Nova Chance promovido pela Prefeitura. Com 30 vagas, o projeto oferece capacitação em panificação artesanal com ênfase em pizzas e esfihas, prioritariamente para pessoas em situação de rua acolhidas pelo serviço. O objetivo é facilitar a reinserção no mercado de trabalho e a geração de renda alternativa.

A comunidade do bairro poderá se inscrever na capacitação, no período de 3 a 7 de junho, das 8h às 12 horas, no próprio serviço. As aulas começam no dia 10 de junho, as segundas e quintas-feiras, das 13h às 17 horas, e abordarão massas, pão de minuto, brioche, baguete, sonho, pizzas, esfiha, entre outros. Ao todo serão 12 aulas e ao término será ofertado certificado de conclusão aos participantes.

Representando o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, o diretor de Assistência Social, Fabio Cavalcante, destacou o caráter da ação. “O foco não é só fazer o acolhimento para as pessoas em situação de rua, mas tirá-las da situação de vulnerabilidade e encaminhá-las ao mercado de trabalho. É um projeto que estamos implantando com muito orgulho, em parceria interna como nosso Departamento e com o de Segurança Alimentar e Inclusão, dando dignidade aos assistidos pelo Serviço de Acolhimento”, afirmou.

Nova Chance

O guarulhense Paulo Eduardo Martins é um dos acolhidos pelo serviço que se interessou pelo curso de capacitação. Depois de viver na rua há mais de três anos,  acolhido pelo serviço há um mês, ele acredita ser uma oportunidade para recomeçar. “A rua maltrata demais e a gente perde a credibilidade e a confiança. O curso é um caminho, uma ótima oportunidade de voltar a trabalhar. Vou correr atrás para arrumar alguma coisa depois que terminar o curso”, disse Paulo, que concluiu o ensino médio e trabalhava como motorista de ônibus.

Ele revelou ainda que gosta de cozinhar e aprendeu algumas coisas quando estava casado. “Aprendi a fritar ovo com minha ex-mulher e outras coisas mais como fazer bolo e carne cozida. Adorava fazer bolo.”, contou o ex-motorista de 39 anos, pai de dois filhos e avô de uma neta.

O projeto da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social é realizado em parceria com o Núcleo Batuíra, Apas – Associação Paulista de Supermercados e Fundo Social de Solidariedade.

Serviço:

Programa Nova Chance – Curso de Panificação Artesanal com ênfase em pizzas e esfihas

Inscrições: de 3 a 7 de junho, das 8h às 12h

Local:  Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Residencial Bambi -rua Gerânio, 355

Imagens: Nicollas Ornelas/PMG