Alunos com deficiência visual participam de atividade do Programa Lixo Zero

Sexta, 19 de Julho de 2019 - 19:18

Um grupo de alunos com deficiência visual atendidos pela Prefeitura de Guarulhos por meio da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), através do projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis), participou nesta sexta-feira (19) de uma atividade do programa Lixo Zero Guarulhos. Essa foi a primeira experiência da equipe do Lixo Zero com o público com deficiência visual. O objetivo é mostrar que é possível incluir e sensibilizar para a redução do desmatamento e para o consumo consciente.

Na ocasião a equipe preparou uma atividade tátil, sem exposição visual, especialmente pensada para o grupo, além de explicar o ciclo de vida dos pneus, do plástico, do isopor e do papel. Todos manusearam os materiais, principalmente os componentes que são usados na formação de um pneu, e aprenderam sobre a destinação de entulhos e todas as possibilidades de reaproveitamento.

O aluno do projeto Matheus Sandre, de 20 anos, relatou que a atividade foi muito interessante e concluiu que "com atitudes simples é possível salvar o planeta". Ele disse que pretende falar da iniciativa e multiplicar o aprendizado.

Segundo o subsecretário da SAI, Toninho Messias, atividades como essa "devem contemplar todas as pessoas e a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão está à disposição para auxiliar os interessados".

Fotos: Divulgação/PMG