Alunos da Univesp Guarulhos participam de Fórum de Desenvolvimento Sustentável

Quinta, 11 de Abril de 2019 - 17:41

Cerca de 40 alunos dos cursos de Engelharia da Produção e Engenharia da Computação da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) Polo Guarulhos participaram na última quarta-feira (10) do I Fórum Univesp: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - Distância entre o Discurso e a Prática.  O evento buscou introduzir o tema dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 da ONU, por meio de um breve histórico e contextualização do processo.

Após a apresentação do professor Erick Del Bianco Pelegia, os alunos realizaram uma análise crítica dos 17 objetivos globais assumidos com os ODS, como o fim da pobreza em todas as suas formas, vida sustentável, acabar com a fome, entre outras, através de iniciativas concretas do Estado brasileiro. A atividade revelou um distanciamento entre o que o País se propõe a fazer em âmbito internacional, e o que ele de fato está realizando.

De acordo com o professor, este tipo de discussão busca estimular o pensamento crítico dos alunos. “Precisamos fazer com que eles analisem todas as situações, principalmente estas que envolvem questões internacionais. É importante que tenham conhecimento sobre tudo”, afirmou Pelegia.

UNIVESP POLO GUARULHOS

Em Guarulhos, o Polo da Univesp é coordenado pela Escola de Administração Pública Municipal (ESAP). As primeiras turmas dos cursos de graduação em Guarulhos iniciaram-se em agosto de 2017, com 200 vagas. Em 2018 foram ofertadas 2 mil vagas e atualmente estão matriculados 1964 alunos nos cursos de: Pedagogia, Matemática, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Pública.