Alunos de Escola da Prefeitura realizam atividades extraclasse no Zoológico Municipal

Sexta, 18 de Outubro de 2019 - 12:35

Como parte das atividades do Escola 360, programa criado pela Prefeitura com o objetivo de utilizar os equipamentos públicos em atividades pedagógicas que complementem a educação formal, alunos da EPG “Monica Aparecida Moredo”, visitaram o do Zoológico de Guarulhos, no Jardim Rosa de França, nesta quinta-feira (17).

Leão, onça, araras, saguis, cobras e tantos outros animais residentes no zoo fizeram a alegria das crianças que conheceram diferentes curiosidades sobre os bichos, como hábitos alimentares e distribuição geográfica. Um gostoso  piquenique sob as árvores do parque finalizou o passeio da turma de 35 alunos da professora Shirlei das Graças Silva, que cursam o 1º ano do ensino fundamental.

“A melhor parte do passeio é envolver toda turma e poder ver a curiosidade das crianças. Eles querem saber de tudo, o que os animais comem o que eles fazem e o porquê tem determinado nome”, destacou Sara Noemi Ferreira Freitas, estagiária de pedagogia da unidade escolar.

O aluno Victor Lopreato, vibrou ao conhecer o casal de leões, Nero e Maia: “Gostei muito de ver o leão, porque ele é rei da selva” disse.

Zoológico para todos

O aluno do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Samuel Enzo Pereira Matos, que apresenta um quadro de paralisia cerebral, também participou do passeio com o auxílio da professora Raquel Prado Iba, que falou sobre a importância de fazer com que o aluno compartilhe tais momentos com a turma.

“Samuel faz equoterapia (método terapêutico e educacional que utiliza cavalos) e, por isso, já tem essa aproximação com a natureza e gosta da maioria dos animais. A turma dele é bem receptiva e aceita as diferenças, fazendo com que o aluno seja realmente incluído na escola, podendo desfrutar de momentos especiais como esse”, relatou a professora.

Até o final desse mês, outros 665 alunos das EPGs “Dorcelina Folador”, “Assis Ferreira”, “Anselmo Duarte” e Euclides da Cunha” também terão a oportunidade de se divertir, aprender e conhecer ao vivo os animais do Zoológico Municipal.

Zoológico de Guarulhos

O Zoológico Municipal de Guarulhos, criado em 1981, mantém cerca de 500 animais de 100 diferentes espécies, priorizando a fauna nacional com 91% de espécies nativas. O Zoo participa de programas de conservação de espécies ameaçadas, realiza pesquisas científicas e atividades de educação para conservação.

Os animais recebem cuidados constantes, tanto preventivos como curativos para manutenção de sua saúde e bem-estar, pretados por equipe de biólogos, veterinários e tratadores.

O Zoológico de Guarulhos está localizado na rua Dona Gloria Pagnoncelli, nº 344, no Jardim Rosa de França.

Para ver todas as fotos do passeio, clique: https://www.guarulhos.sp.gov.br/galeria-de-imagens

Fotos: Camila Rhodes