Alunos do Conservatório apresentam repertório em homenagem ao professor Samuel Cardoso

Quarta, 21 de Novembro de 2018 - 13:15

Dando continuidade às apresentações dos grupos do Conservatório Municipal de Guarulhos, o grupo Roda de Choro comemora na próxima segunda-feira (26), às 20h, seu 12º aniversário com homenagem ao grande mestre e coordenador Samuel Cardoso dos Santos, falecido em 2018. Nessa ocasião, seu parceiro e também coordenador Jotagê Alves apresenta projeto para novo nome do grupo, que passará a ser conhecido como Roda de Choro do Samuka.

A Roda de Choro conta com a participação de aproximadamente 25 músicos, coordenados por Jotagê e Renato Alves e apresentará um repertório formado por grandes nomes do choro: Pixinguinha, Moacir Santos, Anacleto de Medeiros, Severino Araújo e muitos outros.

Confira as demais apresentações gratuitas e com classificação livre que acontecem até o dia 29 de novembro, no Cemear, e que integram a programação de atividades musicais oferecidas pela Prefeitura de Guarulhos:

Na terça-feira (27), às 16h, os grupos Corda Bamba e Guarucellos Os grupos Corda Bamba e Guarucellos fazem apresentação com três formações distintas. Coordenados pelo professor Fábio Pellegatti, um quarteto de cordas apresentará uma obra de J. Haydn do período Clássico; um trio de cordas com piano apresentará uma trilha sonora; e uma orquestra de cellos, que conta com a presença de nove integrantes, executará a Suíte C apriol de P. Warlock e a Abertura Guilherme Tell de Rossini.

Ainda na terça, às 20h, acontece a apresentação dos alunos do trompete.com.br E BOCA NO TROMBONE. Grupos coordenados pelo professor Roberto Gastaldi. O grupo trompete.com.br busca trabalhar as linguagens pertinentes a cada estilo musical, aplicadas ao trompete, como: samba, bolero, xote, música barroca, entre outros. O projeto prioriza a execução técnica, o aperfeiçoamento das articulações, a sonoridade, a dinâmica e os andamentos. Já o grupo Boca no Trombone é voltado à execução de músicas para trombones e tuba, como quartetos, quintetos e sextetos, explorando a sonoridade dos metais graves, do popular ao erudito.

Na quarta-feira (28), às 20h, é a vez da turma do Solfejando com a Melhor Idade subir ao palco para encantar o público com um repertório sensível e variado, repleto de canções que marcaram época como “Prece ao Vento”, de Fernando Mendes, “Peguei um Ita no Norte”, de Dorival Caymmi, “Canta Brasil”, de Francisco Alves, “Vida de viajante”, de Luiz Gonzaga, “Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga, “Bandeira Branca”, de Dalva de Oliveira, “Jubilate Deo”, de Michael Praetorius e “Uirapuru”, de Jacobina e Murilo Latini, entre outras. Coordenado pela professora Clarice Lopérgolo Aguiar, o Solfejando com a Melhor Idade é composto por homens e mulheres acima de 50 anos, que juntos desenvolvem músicas bastante complexas e contam com aulas teóricas que acontecem gradativamente, à medida que as músicas do repertório demandam esse aprendizado.

Apresentação dos Grupos Permanentes do Conservatório Municipal de Guarulhos

Roda De Choro