Alunos do IFSP de Guarulhos produzem e doam bengalas para pessoas com deficiência visual

Terça, 15 de Outubro de 2019 - 11:13

Os alunos do projeto de Práticas Educativas para Inclusão Social (PEIS), juntamente com os estudantes do curso de informática para cegos da Associação dos Deficientes Visuais de Guarulhos (ADEVIG), receberam bengalas produzidas pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Guarulhos.  A iniciativa foi coordenada pelo professor Claudemir Claudino Alves.

Na ocasião, alunos dos cursos de automação, engenharia, mecatrônica e tecnologias receberam um certificado pela participação voluntária no projeto e doaram cerca de 40 bengalas diretamente aos deficientes visuais. 

Para o gestor da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias, a parceria e o apoio do IFSP é de grande importância para o município. “Muitas pessoas com deficiência não têm condições de adquirir uma bengala que é um instrumento de rápido desgaste, devido ao seu uso. A Subsecretaria oferece aulas de orientação e mobilidade para que as pessoas com deficiência visual possam aprender as técnicas adequadas do uso da bengala e para que possam se locomover com mais segurança e autonomia”.