Alunos do programa Jovem Trabalhador ensaiam apresentações para formatura

Terça, 03 de Dezembro de 2019 - 16:53

Os alunos do Programa Jovem Trabalhador estão a todo vapor nos ensaios das apresentações culturais que serão realizadas no dia da formatura, que acontecerá no final de janeiro. Cerca de cem adolescentes entre 16 e 21 anos irão realizar apresentações de canto, dança e instrumentais, divididos em diversos grupos, para tornar ainda mais emocionante e animado o dia em que receberão seus diplomas.

De acordo com Thamyres Gonçalves da Silva, assistente administrativa do Centro de Inclusão Digital e Aprendizagem Profissional (Cidap), empresa responsável por ministrar os cursos e pelos ensaios, a ideia surgiu em conversa com a professora Ana Carolina Casa del Rey, da turma de organização de eventos, que notou nos alunos a vontade de mostrarem seus talentos e saírem do convencional. “Para muitos deles esta é a primeira cerimônia de formatura, então queremos oferecer algo marcante”, afirmou.

Todo o processo de organização e ensaios começa quatro meses antes da finalização das aulas, para que haja tempo de acertar todos os detalhes da apresentação, que é pensada e montada com a ajuda e as ideias dos alunos. Os ensaios estão acontecendo no Adamastor Centro, local onde será realizada a formatura, e no Cidap, onde eles cursam as aulas.

Ainda de acordo com a responsável pelos ensaios, os alunos estão envolvidos e felizes com, e acabam contagiando os amigos. “Eles dão muitas ideias e aos poucos vão deixando a timidez de lado. Alguns estão se superando e saindo da sua zona de conforto e descobrindo dons que não sabiam ter”, comemora.

Programa Jovem Trabalhador

O programa Jovem Trabalhador é uma iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, viabilizada pela Secretaria do Trabalho, que oferece aos jovens de 16 a 21 anos a possibilidade de realizarem cursos de qualificação profissional de forma gratuita.

Os jovens estão cursando auxiliar administrativo, auxiliar de logística, auxiliar de recursos humanos, auxiliar de serviços em hotelaria, impressor gráfico (impressor de banda larga e estreita), marketing e vendas, montagem e manutenção de computadores em ênfase em redes, organizador de eventos, robótica e web designer.  Todos os cursos têm como disciplinas extracurriculares inglês e marketing pessoal.

Com duração de seis meses e carga horária de 480 horas, as aulas aconteceram de segunda a sexta-feira nos períodos manhã e tarde. Os estudantes receberam bolsa-auxilio, vale-transporte, vale-refeição e seguro de vida.

Fotos: Divulgação/PMG