Artivismo é tema do Seminário de Arte e Cultura desta quinta-feira

Segunda, 29 de Junho de 2020 - 15:30

A combinação entre arte e ativismo é o tema do próximo encontro do II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos, que acontece nesta quinta-feira (2), às 20h. Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura e do Arquivo Histórico Municipal, o evento é transmitido online pela fanpage do Arquivo Histórico no Facebook (https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/).

Nesse encontro, o mediador André Okuma convida Franklin Jones, ator, diretor e produtor cultural e juntos fazem uma abordagem estética e conceitual de artivismo, enquanto movimento oriundo dos coletivos para problematizar questões sociais. Em meio a um universo de inúmeras linguagens, o encontro recupera a trajetória de Franklin como integrante do grupo Populacho e participante do Movimento de Teatro de Rua das cidades de São Paulo e Guarulhos.

Franklin Jones é cientista social pela Unifesp e bacharel em comunicação social pela UNG. Foi conselheiro municipal de cultura em Guarulhos por três biênios, eleito pela sociedade civil. Desenvolveu trabalho em arte-educação no instituto “Meu Futuro”, na Coordenadoria de Assuntos da População Negra (Cone) da Prefeitura de São Paulo e no Programa de Oficinas Culturais da Prefeitura de Guarulhos.

Encontros semanais

Com encontros semanais que tiveram início no começo do mês de abril, o II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos já contou com a participação de diversos convidados, como a artista multimeios Marina Pinto, do Coletivo Fotógrafas Guarulhenses, Edson Kiyoshi Murata, do Cineclube Incinerante, Guilhermina Helfstein, autora do livro Guarulhos: Trajetória Cultural, obra publicada em 2016 e elaborada em parceria com o poeta, escritor e jornalista Castelo Hanssen, Rodrigo Pignatari, do Grupo Glacê, idealizador do projeto Geografias de Cena, o historiador Mário Cabral, o produtor do projeto Arrastão Cultural, João Perreka, a apresentadora do Slam do Prego, Monique Martins, a presidente da Associação Cultural Rock Guarulhos, Rute Barbosa, Wesley Doeste, poeta participante de encontros de poesias faladas, Wolf do Vale, idealizador do projeto Encontros Autorais, Juliano Lourenço, produtor cultural e um dos organizadores do Sarau Carolina, e, na última semana, Sérgio Leandro, professor de Capoeira de Angola.

Nesses encontros, permeados pela participação e interação dos internautas que acompanham as lives pelas redes sociais, o objetivo é registrar e difundir as diversas narrativas e histórias que formam a cultura guarulhense a partir do ponto de vista de artistas e pesquisadores. Muito mais do que falar de seu trabalho e sua relação com a arte e a cultura de Guarulhos, os convidados proporcionam novos olhares sobre a diversidade da produção cultural local e refletem sobre possíveis caminhos para a cultura na cidade pós-Covid-19.

II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos

Tema: Artivismo, com Franklin Jones

Data: quinta-feira, 2 de julho

Acesso pela internet em https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/