Atividades acima dos 60 anos promovem autoestima, beleza e saúde

Segunda, 02 de Setembro de 2019 - 13:02

Bonitos, elegantes e alegres. Estas são as características que mais chamam a atenção nos dois representantes de Guarulhos, Maria de Fátima Françoso (66 anos) e Miguel Alves (68), que venceram o 16º Concurso Miss e Mister IPGG 2019, respectivamente. Além destes atributos em comum, ambos praticam atividades nas unidades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) do município e consideram que isso fez toda a diferença na conquista desses títulos do concurso estadual, promovido para maiores de 60 anos pelo Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia José Ermírio de Morares, ligado à Secretaria Estadual de Saúde.

Secretária-executiva aposentada, mãe de dois filhos e avó de duas meninas, Fátima pratica dança e ginástica na unidade Santa Mena do CCI há quatro anos. “Antes de me aposentar não fazia atividade física. Fui procurar algo para fazer com meu marido depois de me aposentar,”afirmou a Miss IPGG 2019, que nasceu no Ceará e vive em Guarulhos há 64 anos. “Recebi um acolhimento maravilhoso ao participar do CCI e assim começou a minha história como miss. Inscrevi-me para o concurso de Miss Guarulhos Melhor Idade 2017 e nunca tive pretensão de ganhar. Foi como um divertimento, uma brincadeira. A partir do momento em que nos prontificamos a participar e ter a coragem para se inscrever, já somos vencedores”, disse Fátima, que ganhou o título municipal dois anos atrás.

O apoio e incentivo da família são constantes. “Meus filhos curtem muito. Eles falam que agora tenho que ir para o Miss Brasil”, disse Fátima sorrindo.

Natural do Paraná, casado, pai de três filhos e com seis netos, Miguel mora em Guarulhos desde 1979. Foi aposentado como eletricista por problemas cardíacos. “Tive um problema no coração que me aposentou e, antes disso, não fazia atividade física. Comecei a praticar natação no João do Pulo e aula de dança no CCI Santa Mena. O CCI colaborou em primeiro lugar para minha saúde e muito para minha carreira de mister. Lá fui acolhido e me abriram portas para vários concursos. Fui Mister Universidade Aberta da Terceira Idade na UnG, Mister Guarulhos 2011, 2013 e 2015, Mister Elegância Estadual em 2013 e agora Mister IPGG”, contou Miguel, que foi também campeão de natação nos Jogos Regionais do Idoso (Jori) em 2018.

As vitórias nos concursos de beleza transformaram a dupla. “Mudou a minha vida: parece que a gente se sente mais feliz e a autoestima fica lá encima”, revelou Fátima. Já Miguel, que tremia muito se sentindo envergonhado no desfile do seu primeiro concurso, superou a timidez. “Não sou mais o Miguel. Sou o mister, um homem público. Tenho muita satisfação em ser. Esses títulos levantam o ego e abrem um novo campo de trabalho: hoje sou modelo de uma agência”, afirmou o eletricista aposentado.

Além do primeiro e segundo lugares no concurso do IPGG, na etapa feminina Guarulhos conquistou outros dois títulos: Miss Beleza, com Vera Lúcia da Silva (64 anos), atual Miss Guarulhos da Melhor Idade, e Miss Elegância, com Nadir Mio da Silva (67). Além disso, outras três idosas foram classificadas para afinal: Eliana Pivetti, Elza Nogueira e Helena Borges. Entre os homens, o município emplacou e classificou quatro candidatos na final: Antônio Basílio Belline, Gilberto Bianchini Pontes, Ivo de Souza e o vencedor, Miguel.

A política de promoção do envelhecimento saudável no município foi abordada pela secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claudia Papotto. “As atividades disponibilizadas nas unidades do Centro de Convivência do Idoso contribuem para o processo de envelhecimento saudável e estimulam o convívio social. É motivo de muito orgulho termos obtido o primeiro lugar na Miss e no Mister IPGG. Isso demonstra que nosso serviço de convivência e fortalecimento de vínculos está sendo muitíssimo bem trabalhado. Parabenizo a todos que participaram do concurso, pois são vencedores”, afirmou a gestora.

A Prefeitura disponibiliza diversas opções de atividades para o público da melhor idade ligadas a várias secretarias, como Desenvolvimento e Assistência Social, Saúde, Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Políticas para Idoso, Saúde e Esportes. Confira abaixo os serviços oferecidos.

Centro de Convivência do Idoso (CCI)

Guarulhos conta com duas unidades do Centro de Convivência do Idoso (Gopoúva e Santa Mena), equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social que oferecem diversas atividades como palestras e aulas, beneficiando cerca de mil pessoas com idade acima de 60 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social residentes no município. São atividades que estimulam o convívio social, desenvolvem o sentimento de identidade para o fortalecimento de vínculos familiares, incentivo a socialização e convivência comunitária, possibilitando o envelhecimento saudável.

A unidade Santa Mena disponibiliza coral, dança de salão avançada (cavalheiro), dança de salão iniciante (dama), dança cigana, dança de salão iniciante dama, ginástica, ginástica mista, musicalização, massagem, baile, psicologia e socioeducativos, além dos cursos de artesanato, EJA (educação de jovens e adultos), informática, pintura em tecido, pintura em tela, tricô/crochê, aurículo, bordado, customização, lien chi, redes sociais, violão, teatro, mosaico, espanhol e inglês. Mais informações: CCISanta Mena – avenidaSalgado Filho, 1.732.Telefone: 2408-3708.

O CCI Gopoúva oferece pintura em tecido, teatro/dança, violão iniciante, modelagem, pintura em tela, pach aplique, bordado, macramê, musculação, ginástica, ritmos, dança de salão, ginástica, baile,musculação, palestras, vôlei e terapias naturais.Mais informações: CCI Gopoúva –  avenida Leopoldo Cunha, 85. Telefone:2408-9800.

Academia na Praça 60+

O município disponibiliza também atividades do programa Academia na Praça 60+, três vezes por semana, em dez bairros: Pimentas, Cabuçu, Inocoop/Bonsucesso, Vila Carmela, Parque Residencial Bambi, Jardim Fortaleza, Jardim Palmira, Parque Continental, Vila Rio de Janeiro e Cidade Soberana. As matrículas são gratuitas e podem ser feitas no próprio local, com apresentação de documento com foto, comprovante de endereço e atestado médico. Mais informações:2085-5632/2085-5635 (Subsecretaria de Políticas para o Idoso).

Atividade Física Orientada

A Secretaria de Esporte e Lazer, através da Divisão de Qualidade de Vida, oferece o programa Atividade Física Orientada, que atende adultos com ênfase na terceira idade.São mais de 40 núcleos no município com aulas de dança, pilates, corrida,entre outras.A Prefeitura também organiza a Olimpíada da Melhor Idade (Omig), uma competição que reúne entidades promotoras de atividades físicas para o idoso, sendo que os atletas mais bem colocados representam Guarulhos nos Jogos Regionais do Idoso. Mais informações: 2087-6850.

Atividades para idosos nas UBSs

Em todas as regiões do município, a Secretaria de Saúde desenvolve programação específica para idosos. Para participar, basta se informar na unidade mais perto de sua residência. Na UBS Nova Bonsucesso são oferecidas ginástica Lian Gong (ginástica terapêutica chinesa) e atividades de memória.As UBSs Santa Paula e Inocoop promovem aulas dedança sênior. Nas UBSs Jovaia e Cidade Martins há o grupo da memória, majoritariamente composto por idosos, que praticam jogos de memória com orientação de fonoaudióloga, e também grupo de atividades físicas com educador físico.

Na UBS Cabuçu são desenvolvidas atividade física moderada, artesanato, pilates, Lian Gong, alongamento e o projeto Horta “Deu Na Telha.” A UBS Santa Lídia possui grupo de atividade física com o fisioterapeuta e a UBS Vila Galvão, grupo de artesanato e de ginástica. Ginástica funcional, Lian Gong e pilates são disponibilizadas na UBS Palmira. As UBSs Belvedere e Continental oferecem Lian Gong.

Na região Central, a UBS Ponte Grande possui grupo de artesanato, Peso Saudável e Tabagismo.A UBS Munhoz oferece caminhada, pilates, artesanato, grupo de atividade física e de memória. Grupos de artesanato e de movimento corporal existem na UBS São Rafael. A UBS Cecap oferece grupos de pintura e de artesanato. Na região de Cumbica há grupo com orientadora física que realiza atividades no Parque Chico Mendes.

Imagens: Marcio Lino e Sidnei Barros/PMG