Atividades culturais marcam o último final de semana do Novembro Negro

Segunda, 26 de Novembro de 2018 - 13:24

O último final de semana foi marcado por dois eventos da agenda do Novembro Negro Guarulhos: a Feira da Consciência Negra e o 25° Festival Guarulhense de Capoeira. Promovida pela Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria da Igualdade Racial, ambas as atividades ofereceram diversas atrações culturais e artísticas.

No sábado (24), o Bosque Maia recebeu a Feira da Consciência Negra que valorizou a diversidade étnico racial da sociedade brasileira. O evento contou com a presença do Chefe do Gabinete, Jurandir Pereira; do Secretário de Direitos, Lameh Smeili; e do Subsecretário da Igualdade Racial, Anderson Guimarães.

Quem participou teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura afro-brasileira e popular por meio da feira de artesanatos e artes e pelas apresentações do Afoxé Omo Oya; Maracatu de Baque Virado, Manucio Porto; Toré Indígena, com as etnias Wassu Cocal e Kaímbé; Dança-Teatro Baquaqua, com dançarino Hélio Lima; Dança Cigana, com a Cia. Khalina Aymelek de Artes; e Samba, com o cantor e compositor Marquinhos Jaca. Além disso, foram realizadas as oficinas de turbantes, com a Denise Abrantes, educadora social; e cuidados com cabelos afro, com a empresa Lunablu.

Já no domingo (25), o Teatro do CEU Ponte Alta, recebeu o 25° Festival de Capoeira. Diversas academias de capoeira da cidade levaram suas equipes para fazer apresentações e disputar o troféu de campeã do Festival. As competições aconteceram por categorias, como músicas inéditas e também em duplas e conjuntos. Após as apresentações houve a premiação para os três melhores colocados de cada categoria e também na classificação geral. Essa atividade contou com a parceira da Liga Guarulhense de Capoeira.

Imagens: Fábio Nunes Teixeira / PMG