Blitze educativas abordam 150 motociclistas e identificam contaminados por Covid-19

Terça, 28 de Julho de 2020 - 11:34

Os motociclistas de Guarulhos e aqueles que trafegam pela cidade tiveram a oportunidade de passar por uma ação integrada, em dois dias distintos, que visa  a segurança dos profissionais da área. Na sexta-feira (24) e na segunda-feira (27) a Escola Pública de Trânsito fez as blitze educativas "Perceba o Risco, Proteja a Vida", levando informação, fornecendo equipamentos de segurança e realizando testes de Covid-19, que acusaram dois casos entre 89 motociclistas.

As operações resultaram em 150 abordagens, sendo que 84 motociclistas passaram pelo teste rápido da Covid-19: 34 foram testados na sexta-feira na rodovia Ayrton Senna, quilômetro 22, sentido interior, onde foram identificados os dois casos positivos. Os outros 50 aconteceram na segunda-feira, Dia do Motociclista, na avenida Paulo Faccini, nas proximidades do Bosque Maia.

Preocupações
As blitze foram realizadas em razão da alta vulnerabilidade dos motociclistas a acidentes de trânsito, ainda mais evidenciada na pandemia do coronavírus, devido ao aumento do fluxo de motos gerado pelos serviços de delivery neste período de isolamento social.

Em cada blitz foram desenvolvidas as seguintes ações: realização de testes rápidos de Covid-19 por profissionais da saúde (médicos e enfermeiros) e entrega de kits (contendo álcool em gel 70%, luvas e máscaras) por profissionais do trânsito e da segurança pública (policiais, agentes e educadores). Ainda contando com apoio da iniciativa privada, foram instaladas 115 antenas corta-pipa, gratuitamente, para os motociclistas, além da distribuição de bonés, kits de higiene bucal e canetas.

As instituições envolvidas na ação foram a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, a Secretaria da Saúde, a Polícia Militar Rodoviária, os Laboratórios Maxilabor, a Ecopistas e a seguradora Porto Seguro.

Imagens: Márcio Lino/PMG