Bolsista do programa Agentes de Leitura promove atividades literárias em escolas da rede municipal

Terça, 31 de Agosto de 2021 - 13:19

Ao longo de todo o mês de agosto, o bolsista do programa Agentes de Leitura André Soares Silva desenvolveu atividades literárias com crianças de dois a quatro anos, alunos da EPG Djanira da Mota e Silva, no Jardim Bela Vista, e da Associação Cultural Biquinha Cabuçu-Crescer, no Jardim Almeida Prado. As atividades integram ações de incentivo e fomento à leitura nos bairros e comunidades da cidade.

O programa Agentes de Leitura é uma iniciativa da Secretaria Especial de Cultura, do governo federal, em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, que prevê a concessão de bolsas de complementação de renda a jovens com residência fixa no município.

Morador do Jardim Bela Vista, o jovem guarulhense de 29 anos escolheu as unidades escolares para realização das atividades de leitura e contação de histórias devido à proximidade de sua residência. Nessa região, Silva também desenvolve atividades do programa Agentes de Leitura na Brinquedoteca Catavento.

Outro aspecto que chamou sua atenção foi a possibilidade de contato humano e interação com as crianças por meio das histórias. “Os livros selecionados para a contação fazem parte do acervo da EPG e estão alinhados aos temas e saberes trabalhados. Junto com a coordenadora pedagógica, escolho contos que já fazem parte da rotina dos alunos, uma forma de dar apoio ao trabalho que os professores desenvolvem com as crianças da creche”, explicou Silva.

Durante as interações com os alunos nesse mês de agosto, marcadas por leituras de obras folclóricas, o agente falou de personagens como curupira e saci-pererê. Antes de começar uma história, Silva costuma criar um ambiente de mistério e imaginação, cheio de ludicidade e descobertas. “As crianças sempre me recebem com entusiasmo, elas são muito curiosas. Então, mostro as imagens, atraio a atenção delas para as palavras e personagens e as histórias são contadas com muita alegria”.

Além da experiência enriquecedora, o agente de leitura chama a atenção para a oportunidade de realizar uma proposta de fomento à leitura com caráter social e a possibilidade de desenvolver suas habilidades de comunicação.

Para saber mais sobre o programa acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agentesdeleitura.

Fotos: Divulgação/PMG