Casa de Passagem e Acolhimento Feminino serão entregues na segunda-feira

Quarta, 04 de Setembro de 2019 - 11:37

Guarulhos entregará na segunda-feira (9) dois equipamentos na Vila Carmela: a Casa de Passagem “Dando um Tempo” e o Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Feminino “Flor de Lis”, sendo este último um serviço inédito no município. Ambos funcionarão 24 horas por dia, todos os dias da semana, para acolher mulheres adultas em situação de rua, abandono, ausência de residência ou em trânsito e sem condições de autossustento.

Os serviços serão executados de forma indireta pelo Núcleo Batuíra – Serviço de Promoção da Família, por meio de convênio. Eles são tipificados pelo Sistema Único da Assistência Social e a diferença entre é que a Casa de Passagem é para acolhimento provisório e transitório de mulheres com ou sem filhos (de zero a 17 anos) para um curto período de tempo.

Na Casa de Passagem, as mulheres vêm encaminhadas por agentes de serviço de abordagem social nas ruas, Centros de Referência da Assistência Social, Centro de Referência de Especialidade da Assistência Social, Posto de Atendimento Humanizado ao Migrante e outras entidades.

Já no Serviço de Acolhimento Institucional a recepção é por abandono e para as mulheres em situação de rua, em regime de proteção integral com a finalidade de regate e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Instalações

As instalações de cada um dos equipamentos possuem dez quartos com duas vagas cada, dois banheiros, refeitório, cozinha, sala de TV, espaço para oficinas e atividades comunitárias, pracinha, jardins, lavanderia e espaço de lazer para implantação de brinquedoteca. Os equipamentos oferecem alimentação, atendimento técnico de psicóloga e assistente social, o qual faz articulação com os serviços da rede socioassistencial (saúde, educação, emissão de documentos, entre outros).

Serviço

Casa de Passagem e Acolhimento Adulto Feminino.Rua Serra Azul, 469, Vila Carmela

Fotos: Divulgação/PMG