Centenários de Guarulhos recebem homenagem

Sexta, 14 de Dezembro de 2018 - 16:30

O prefeito de Guarulhos, Guti, entregou nesta quarta-feira, dia 13, o “4º Troféu Centenário – Um legado de vida” aos munícipes idosos com mais de 100 anos, em um chá da tarde no Adamastor Centro. A cerimônia, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), homenageou oito centenários moradores de Guarulhos, sendo que sete compareceram com suas famílias e amigos.

A homenagem, de acordo com o prefeito, reconhece a importância destes cidadãos para a cidade. “É uma demonstração de afeto, carinho e mostra o quanto eles são importantes para a sociedade. Vemos que eles construíram a cidade e estão aqui com energia. Trabalhamos para que todos os guarulhenses consigam chegar a idades como estas, com muita saúde e dispostos a fazer o bem”, afirmou Guti.

O secretário Alex Viterale (SDAS) lembrou dos avós e da alegria em participar do evento. “Estar aqui é motivo de muito orgulho e honra. Tenho paixão profunda à pessoa idosa, são pessoas experientes com vivência de vida. Meus avós participaram de minha criação e, apesar de ter perdido meu avô aos 96 anos há seis meses, tenho ainda minha avó de 93 anos. Destacamos que nosso plano de governo inclui políticas públicas que se preocupam com a pessoa idosa e o envelhecimento saudável”, disse Alex.

Já a secretária-adjunta Claudia Papotto (SDAS) destacou a religiosidade dos homenageados como chave para alcançar a longevidade. “Hoje as pessoas mais importantes da festa são nossos centenários. Todo amor e caminho a eles, que construíram nossa cidade. Chegar aos 100 anos é um privilégio para poucos. E todos eles atribuíram a Deus, a muita fé e à oração os segredos para chegar a esta idade,” afirmou a gestora.

O evento contou ainda com a participação do presidente do Conselho da Pessoa Idosa, João Batista Nunes, membros de instituições sociais e gestores de outras secretarias municipais.

Os homenageados

Maria Lourenço da Conceição tem 105 anos, é viúva. Nasceu em Ubaitaba/BA no dia 16/1/1912. Trabalhou na roça e mora em Guarulhos há cerca de 70 anos. Vive na Cidade Soberana atualmente. Tem dois filhos, cinco netos, oito bisnetos e seis tataranetos.

Otacília Gomes de Oliveira – tem 108 anos, é viúva. Foi parteira e é natural de Santana do Ipanema/AL. Nasceu dia 12/5/1909. Mãe de 15 filhos, seus descendentes somam 62 pessoas, entre netos, bisnetos e tataranetos. Mudou-se para Guarulhos há 67 anos e atualmente vive no Jardim Paraventi.

Severo Francisco de Lima – tem 100 anos e é casado há 74 anos. Nasceu em Alexandrina/RN no dia 6/11/1917 e é funcionário da Prefeitura aposentado. Tem 10 filhos, 23 netos, 18 bisnetos e dois tataranetos. Vive em Guarulhos há 48 anos, morando na Vila Rio de Janeiro.

Maria Pio dos Santos Carvalho – tem 100 anos e é viúva. Foi costureira, é  natural de Tabira/PE, nasceu dia 13/7/1917. Mora atualmente no Jardim Palmira. Tem 14 filhos, 37 netos, 20 bisnetos e seis tataranetos.

Anézia de Souza – tem 100 anos, é divorciada. Nasceu em Limeira/SP no dia 10/4/1917 e mora na Vila Galvão há 62 anos. Doméstica aposentada, ela  foi porta-bandeira de escola de samba paulistana. Tem duas filhas, cinco netos, quatro bisnetos e dois tataranetos.

Antonia Rodrigues Teixeira – tem 100 anos, é solteira. Trabalhou como costureira e nasceu em São Paulo/SP em 31/3/1917. Vive atualmente na Vila Rosália. Tem cinco sobrinhos, 13 sobrinhos-netos e 20 sobrinhos-bisnetos.

Rosália Aguiar Araújo – tem 100 anos, é viúva e não teve filhos. Natural de Garanhuns/PE. Vive desde 2013 no Núcleo Batuíra Serviço de Promoção da Família, no Anita Garibaldi, na companhia de 43 idosos.

Sizinio Lobo da Silva – tem 107 anos. Vaqueiro aposentado, ele nasceu dia 28/10/1910 em Potiraguá/BA. É Viúvo duas vezes, tem 9 filhos do primeiro casamento, 22 netos e sete bisnetos. Mora em Guarulhos há 4 anos. Atualmente, vive no Jardim Flor da Montanha.

Imagens: Nícollas Ornelas / PMG