Cerca de 400 pessoas participam da abertura da 21ª Semana da Pessoa Idosa

Quarta, 25 de Setembro de 2019 - 08:00

Um público de aproximadamente 400 pessoas participou nesta segunda-feira(23) da abertura oficial da 21ª Semana da Pessoa Idosa no Teatro do Adamastor Centro,que contou com a presença da secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claudia Papotto, do secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Claudio Sebastião Favatto, entre outras autoridades. A semana, cujo objetivo é homenagear o idoso, promovendo a conscientização e a sensibilização da sociedade sobre o envelhecimento, prossegue até dia 3 de outubro com diversas atividades físicas e culturais gratuitas programadas especialmente às pessoas com mais de 60 anos.

Representando o prefeito Guti, Claudia Papotto destacou a importância da pessoa idosa na sociedade.“Ela é importante não só pelo que é, mas pelo que fez, tudo o que construiu e por essa beleza que se tornou nossa cidade, com empenho e dedicação de cada uma. Hoje estamos na 21ª Semana da Pessoa Idosa e isso quer dizer que são muitos anos de luta para que se faça valer os direitos da pessoa idosa. Nós, enquanto Assistência Social, promovemos o envelhecimento saudável por intermédio de diversas atividades nos Centros de Convivência do Idoso (CCIs),” afirmou Claudia.

Ela mencionou também o tema da semana: “Velho é seu preconceito”. “Não há nada de velho na pessoa idosa. É o preconceito que é velho, assim como o preconceito em diversas outras situações. Vamos abrir os nossos corações para o novo”, finalizou a gestora.

O presidente do Conselho da Pessoa Idosa lembrou que em março passado foi realizada a Conferência Bianual dos Direitos da Pessoa Idosa de Guarulhos, na qual foram coletadas demandas, solicitações e reivindicações sobre o envelhecimento no século 21. “Esta é a 21ª Semana de uma jornada que começou há algum tempo e perdura. E a cada ano nós esperamos que seja melhor. Hoje coincidentemente entregaremos o resultado da conferência realizada em março, que irá demandar políticas públicas, melhorias e pensar no futuro. O jovem de hoje será o idoso de amanhã e, se o ambiente não for bem trabalhado, o idoso de amanhã encontrará cenários piores”, disse Favatto.

Por sua vez,  ​​Lameh ressaltou que o poder público deve olhar para a melhor idade. "A juventude está com quem tem mais de 60 anos. Todos precisam viver com dignidade, respeito e alegria. É com isso que o gestor público tem que se preocupar. Guarulhos é a única cidade do Brasil que tem uma subsecretaria exclusivamente feita para pensar em prol pessoa idosa. Nós, como sociedade, precisamos entender que respeitar os mais velhos é respeitar a própria vida", afirmou Lameh.

Impossibilitado de comparecer ao evento, o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, encaminhou um áudio saudando todos os participantes. “Parabenizo todo o Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, os funcionários e o público pelo evento. Que tenhamos uma ótima semana de trabalho”, afirmou Viterale.

A Semana da Pessoa Idosa é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e tem apoio da Prefeitura. A cerimônia de abertura contou ainda com a presença do secretário-adjunto de Habitação, Paulo Sérgio Rodrigues Alves, do secretário de Cultura, Vitor Souza, e do subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair.

Corais da 3ª Idade, premiação de alunos do 4º e 5º anos das escolas municipais que participaram do Concurso Anual de Redação sobre a valorização do idoso e a palestra “Velho é seu preconceito”, com a psicóloga Margareth Andrade, completaram a programação do primeiro dia.

Confira abaixo as atividades programadas para a 21ª Semana da Pessoa Idosa.

Dia 24/9 – 3ª feira – 14h às 17h – Músicas do Caminho Velho. Psicólogas Lilian Pajtak e Denise Antunes – FIG – Faculdades Integradas de Guarulhos (avenida São Luiz, 315, Vila Rosália)

Dia 25/9 – 4ª feira – 10h - Sessão de Cinema com Pipoca – Shopping Bonsucesso (avenida Juscelino K. de Oliveira, 5.308, Jardim Albertina)

- 14h às 17h – Encontro de corais: Coral Solfejando com a Melhor Idade, Coral Vida Nova, Coral da Uati, Coral da Vila e Cora Coral – Colégio Eniac (rua Força Pública, 39, Centro)

Dia 26/9 – 5ª feira – 9h às 13h – Atividades físicas (ação da Secretaria de Saúde) – Bosque Maia (avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro)

Dia 27/9 – 6ª feira – 9h às 12h – Atividades físicas gerontológicas, Acolher Instituto Fernando Lacerda – CCI – Centro de Convivência do Idoso Santa Mena (avenida Salgado Filho, 1.732, Jardim Santa Mena)

- 14h às 17h – Tarde dançante 60+ - CIC- Centro de Integração à Cidadania – Marcos Freire/Pimentas (estrada do Capão Bonito, 53, Jardim Maria de Lourdes)

Dia 28/9 – Sábado – 10h às 13h – Vivência Artística/Permita-se Brincar (André Monteiro) – Sesc– Centro de Esportes e Cultura – sala 3 (rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo)

Dia 29/9 – Domingo – 9h- Aquecimento e caminhada (professora Sandra Osti) – Bosque Maia (avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro)

- 9h - Caminhada 60 + - Bosque do Inocoop (rua Elias Dabarian, 887, Bonsucesso)

Dia 1º/10 – 3ª feira – 9h às 12h – 2ª edição do Selo Amigo da Pessoa Idosa “Vai Acolher com Amor”, do Acolher Instituto de Desenvolvimento Humano e Organizacional, com apoio do CMDPI – Teatro do Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)

18h às 22h– Grandioso Baile – Orquestra Casino de Sevilla – Salão de Artes – Teatro Adamastor Centro

Dia 3/10 – 4ª feira – 8h às 17h – Mostra Cultural 60+ - Teatro Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)

Imagens: Sidnei Barros/PMG