CEU Cumbica recebe campanha sobre os riscos de acidentes com balões e pipas

Quinta, 15 de Agosto de 2019 - 18:10

O CEU Cumbica recebeu nesta quinta-feira (15) a campanha Pipas e Balões, iniciativa do Aeroporto Internacional de Guarulhos em parceira com a Prefeitura e a Escola 360, com ações de conscientização sobre o perigo de soltar pipas e balões nas proximidades do aeroporto. Estiveram presentes o prefeito Guti e o secretário de Educação, Paulo Matheus.

A ação contou com a apresentação da peça de teatro Brincando com Segurança e ações educacionais para que as crianças possam levar a discussão para casa. Divididas em dois períodos, manhã e tarde, as apresentações mobilizaram cerca de dois mil alunos da rede municipal. A campanha deverá envolver aproximadamente 16 mil jovens e adolescentes dos ensinos fundamental e médio de vinte escolas públicas de Guarulhos.

Com o objetivo de informar sobre os impactos que a brincadeira pode trazer à segurança da própria criança, além dos riscos à aviação, a campanha enfatiza que soltar balões é crime ambiental e pode provocar incêndios em florestas e em áreas urbanas como casas, escolas e hospitais, além de colocar em risco a vida das pessoas. Sobre as pipas, a campanha não visa à proibição, apenas ao esclarecimento sobre formas e lugares seguros para a prática, alertando sobre os perigos que envolvem áreas próximas à rede elétrica, vias de tráfego e o uso do cerol, item considerado crime e que pode danificar a estrutura das aeronaves.

Para Guti a diversão fica ainda mais prazerosa quando não se descuida da segurança. “Somos responsáveis pela segurança de nossos familiares e amigos e devemos atuar como agentes de informação para evitar acidentes. É imprescindível que vocês, crianças e adolescentes, evitem empinar pipas próximas à rede elétrica e escolham campos abertos e parques para se divertir”, destacou Guti.

Fotos: Marcio Lino /PMG