Com conceito moderno e ecológico, obras do Centro Dia Idoso estão aceleradas

Terça, 11 de Junho de 2019 - 16:13

As obras do Centro Dia Idoso, em Cumbica, estão em ritmo acelerado. A construção foi iniciada efetivamente em 2018 com recursos do PAC e está na fase de colocação de lajes do segundo pavimento. A previsão da Prefeitura é que o complexo seja entregue ainda este ano. Trata-se da primeira obra pública do município com conceito ecológico: contará com energia solar renovável e a água usada será reutilizada para rega de plantas e lavagem do chão.

O serviço atenderá idosos com ou sem autonomia, inclusive para trabalhar a reabilitação dos que necessitarem. Lá a turma da melhor idade passará o dia realizando diversas atividades, receberá refeição gratuitamente, possibilitando o cuidado diurno dos idosos enquanto os filhos trabalham.

De acordo com o diretor de Assistência Social, Fábio Cavalcante, o Brasil possui cerca de 30 milhões de idosos e essa população cresce a cada dia, necessitando de políticas públicas específicas. “A oferta de serviços que atendam essas pessoas deve ser prioridade do Poder Público e esta é uma missão assumida pelo atual governo e pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Nesse aspecto, o Centro Dia do Idoso será um novo serviço, referenciado ao CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e voltado para o atendimento a idosos com restrições de autonomia e em situação de violação de direitos - parcela da população que merece e tem garantida a absoluta prioridade no fornecimento de serviços públicos”, afirmou o gestor.

O equipamento terá dois blocos interligados de dois pavimentos com diversas salas adaptadas e com acessibilidade nas quais haverá oficinas, aulas de teatro, dança, EJA (Educação de Jovens e Adultos), entre outras.  Quadra, pista para caminhada, Academia 60+, playground e paisagismo estão incluídos no projeto. A ideia é atender cerca de 80 idosos através de serviço de execução indireta, funcionando em período integral, das 7 às 19 horas.

A área em que está sendo instalado o Centro Dia Idoso foi recuperada, pois abrigava um ponto de descarte irregular de lixo. Quando finalizado, o local irá contemplar também um parque linear. O custo da construção é de cerca de R$ 4 milhões.

Imagens: Márcio Lino