Começam as etapas preparatórias para a 7ª Conferência Municipal de Saúde

Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 - 10:00

Guarulhos dá início à realização das miniconferências regionais de Saúde, sendo a primeira no próximo dia 16, das 8h às 14h, no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). Promovidas para incentivar a participação popular na discussão do Sistema Único de Saúde (SUS), com a apresentação de propostas e alternativas para melhorar a saúde pública, as miniconferências são preparatórias para a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos próximos dias 29, das 18h às 21h, e 30 de março, das 8h às 17h, no mesmo local.

Quatro miniconferências fazem parte desta fase preparatória. As demais acontecem em 23 de fevereiro, no Adamastor Centro; 16 de março, na EPG Carlos Drummond de Andrade (Av. Marcial Lourenço Seródio, nº 469 - Cidade Seródio), e em 23 de março, na Unifesp Campus Guarulhos (Estrada do Caminho Velho, n° 333 - Jardim Nova Cidade), sempre das 8h às 14h.  Essas etapas preparatórias têm caráter deliberativo-propositivo e objetivam, ainda, eleger os 160 delegados regionais que participarão da 7ª Conferência.

“As miniconferências são abertas à participação popular. Portanto, todos estão convidados para debater as melhorias necessárias ao Sistema Único de Saúde”, destacou Paulo Cristian, coordenador da 7ª Conferência Municipal de Saúde.

7ª Conferência Municipal de Saúde

Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, a 7ª Conferência terá como tema central “Democracia e Saúde” e debaterá os seguintes eixos temáticos: “Saúde como Direito”, “Consolidação do SUS” e “Financiamento do SUS”. Deste encontro serão extraídas diretrizes para a área de Saúde das três esferas de governo: municipal, estadual e federal.

A Conferência Municipal também funciona como etapa preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília (DF). Esta 16ª edição nacional é chamada de “8ª + 8” como um resgate à memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986 e considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para a criação do SUS.

Imagem: Márcio Lino/PMG