Coordenadoria visita espaços de acolhimento em São Paulo

Quinta, 02 de Fevereiro de 2017 - 15:45

A Coordenadoria de Igualdade Racial visitou na última semana, dois importantes espaços de acolhimento a migrantes, refugiados e vítimas de tráfico de pessoas: Missão Paz e Casa de Passagem Terra Nova. O objetivo é construir uma política de atenção aos migrantes a partir das experiências de sucesso, sem contudo, desconsiderar o sistema em rede, de modo a potencializá-lo no município.

A Missão Paz, entidade da Igreja Católica ligada à Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos está sediada no bairro do Glicério, em São Paulo e tem por objetivos o acolhimento e atendimento multidisciplinar aos imigrantes, bem como o estudo e pesquisa acerca do movimento migratório mundial, sob coordenação geral do Padre Paolo Parise.

Já a Casa de Passagem Terra Nova está sob a gestão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, por meio da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) em parceria com a Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (CROPH), foi o primeiro equipamento de acolhimento a vítimas do tráfico de pessoas e solicitantes de refúgio. A unidade oferece 50 vagas que servem a demanda da rede da Capital e também do Posto Humanizado de Guarulhos. Na oportunidade, a comitiva foi recepcionada por José Roberto Mariano do CROPH, além de Ana Castilho e Andreia Junqueira, ambas técnicas da Drads que acompanham a execução do projeto.

A Coordenadoria da Igualdade Racial continuará com um cronograma de visitas a diversas instituições com as mais variadas formas de atuação.

Dados oficiais

O Brasil registrou o número de 268,5 mil imigrantes, conforme Censo 2010. O número de refugiados de acordo com Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) em 2016 foi de aproximadamente 9 mil de 79 nacionalidades distintas.

Segundo o Portal Brasil em 2015 o Aeroporto Internacional de Guarulhos teve uma movimentação superior a 38 milhões de passageiros, sendo a maior porta de entrada de migrantes e refugiados. A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, mantém o serviço do Posto Avançado de Atendimento Humanizado aos Migrantes.