CRAS Cumbica realiza acolhimento de famílias atendidas por organização conveniada

Quinta, 29 de Março de 2018 - 16:45

O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social Cumbica realizou na última terça-feira, dia 27, uma reunião de acolhimento com 61 famílias, cujas crianças e adolescentes fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As atividades proporcionadas aos integrantes, com idades entre 6 e 17 anos, são executadas de forma indireta pelo Centro Social Brasil Vivo – uma organização da sociedade civil conveniada com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

Realizado na própria entidade, o encontro teve por objetivo explicar o papel do CRAS e esclarecer as famílias sobre seus direitos quanto ao acesso da Política de Assistência Social. A iniciativa vai ao encontro do que o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) preconiza quanto ao trabalho territorial, que vai além de pensá-lo enquanto espaço geográfico, sendo necessário conhecer suas especificidades e dinâmicas, possibilitando o planejamento e monitoramento da rede de serviços para minimizar as vulnerabilidades existentes.

SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos visa fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. A proposta é oferecer constantemente atendimento em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, criando situações desafiadoras, estimulando e orientando os participantes na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ofertado para complementar o trabalho social com famílias.  Mais informações podem ser obtidas nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Imagens: Divulgação