Defesa Civil apresenta Plano Verão para reduzir os riscos causados pelas chuvas

Segunda, 06 de Dezembro de 2021 - 18:06

A Prefeitura de Guarulhos lançou nesta segunda-feira (6) o Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil (Plano Verão) em solenidade no Paço Municipal. O objetivo é mitigar os efeitos da temporada de fortes chuvas na cidade por meio do reforço do atendimento à população que vive em áreas de risco. Nesse período, que deve terminar em março, há um monitoramento constante dos índices pluviométricos e dos locais mais propícios a alagamentos, deslizamentos, desmoronamentos e solapamentos.

Técnicos em engenharia e geologia da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil percorreram mais de 600 ruas de áreas de risco em 2021 (um total de 106 km) para identificar pontos suscetíveis a desastres naturais, preparar a cidade para os temporais e coordenar a zeladoria desses locais.

De 2017 a 2021 Guarulhos reduziu um total de 500.000m2 de áreas de risco e encaminhou cerca de mil pessoas que viviam em vulnerabilidade para conjuntos habitacionais. De acordo com o prefeito Guti, mais avanços serão alcançados devido à priorização da sustentabilidade nos projetos desenvolvidos pela Prefeitura.

Um exemplo disso é a recuperação ambiental de uma área no Recreio São Jorge que sofria com inundações e deslizamentos de terra. “Nosso time está empenhado em colocar a questão ambiental à frente de todos os projetos para que as próximas gerações não sofram com os resultados negativos que ocorrem quando a natureza não é respeitada e vista adequadamente”, pontuou Guti.

Atualmente, 5,68 km do município é considerado vulnerável a situações de risco e aproximadamente 6% da população de Guarulhos está concentrada nessa extensão. O prefeito ressaltou que esses números devem diminuir significativamente com o Programa de Macrodrenagem e Controle de Inundações do Rio Baquirivu-Guaçu, uma vez que as obras contemplarão a diminuição de cheias em toda a cidade mediante a ampliação da calha do rio, a construção de reservatórios, a recuperação de áreas de várzeas e a implantação de um parque linear.

Os agentes da Compdec operam 24 horas, todos os dias, para atender a população em situações de risco e podem ser acionados pelo telefone 199.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG