Defesa Civil oferece treinamento de combate a incêndio em mata

Quinta, 01 de Agosto de 2019 - 18:12

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) conduziu nesta quarta-feira (31) um treinamento teórico e prático de combate a incêndio em mata, realizado no aterro sanitário CDR Pedreira, para funcionários da Veolia Brasil e bombeiros civis que atendem a região do Parque Cantareira. A ação compreende a Operação Estiagem, que consiste em minimizar os riscos de focos de incêndio na temporada de baixa umidade do ar e quedas bruscas de temperatura.

A primeira etapa do procedimento prático foi a execução do aceiro, ou seja, uma faixa livre de vegetação que limita o alastramento de incêndios no mato. Em seguida, simulações de incêndio foram combatidas por abafadores de fogo e bombas costais. Segundo o coordenador de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Pires, a atividade foi "extremamente satisfatória, pois combater efetivamente o fogo em mata é muito difícil e requer um grupo empenhado, que é o que tivemos nesta ação".

Todo o procedimento foi realizado sob a exigência da utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs). Segundo o coordenador ajunto da Defesa Civil, major Israel Soares, a situação demanda toda a atenção e proteção necessárias. "Constantemente pedimos a utilização da vestimenta adequada e o máximo cuidado possível. Todos foram muito empenhados em nosso objetivo: trocar experiências e entender a linguagem do outro".

O técnico de segurança da Veolia, Eduardo Azevedo, participou da atividade e afirmou que as instruções foram essenciais. "Agradeço muito à Defesa Civil por ter chamado nossa equipe para participar deste evento. É muito importante para nós conhecer os processos tão importantes sobre prevenção e combate", concluiu.

Serviço

Em caso de fumaça ou fogo, o órgão recomenda o acionamento do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199. Queimadas ilegais ou balões podem ser denunciados à Polícia Militar pelo 190 ou por meio do Disque-Denúncia Verde da Secretaria de Meio Ambiente, caso o fogo seja em vegetação: 0800-772-2006.