Defesa Civil recebe selo Lixo Zero por aderir a atitudes sustentáveis

Sexta, 06 de Dezembro de 2019 - 14:00

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) recebeu o selo Lixo Zero nesta sexta-feira(6) em reconhecimento às atividades sustentáveis praticadas pela Pasta com o objetivo de diminuir a quantidade de resíduos reaproveitáveis destinados ao aterro municipal. Entre as ações, os agentes extinguiram o uso de copos plásticos e lixeiras individuais e aderiram à separação de resíduos e compostagem orgânica. 

Durante o ato, os agentes entregaram suas lixeiras individuais a servidores da Secretaria de Serviços Públicos para simbolizar o momento em que passaram a utilizar apenas lixeiras seletivas. Além disso, demonstraram o método de compostagem orgânica (mistura que faz adubo) que vem sendo realizado pela equipe. 

O coordenador de Proteção e Defesa Civil, Waldir Pires, afirma que a equipe se empenhou muito para gerar a conscientização. "Foi uma mobilização natural. Para nós, todos os temas que são de importância para o município e para os quais possamos contribuir valem a discussão. O funcionário animado com novas ideias e mudanças trabalha muito melhor", salienta.

Para o secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, é preciso entender que nem tudo deve ir para o aterro. "Nós enviamos, por dia, mil toneladas de resíduos para o aterro sanitário.Isso é enterrar dinheiro, pois muito do que é descartado poderia ser reciclado. A mudança de hábito tira pessoas da zona de conforto, por isso gera resistência, mas precisamos nos esforçar para mudar e passar uma mensagem, afinal, nós como funcionários públicos devemos ser multiplicadores", afirma. 

Em complemento à fala de Minelli, o diretor de Limpeza Urbana, Alexandre Lobo, explicou que "muito do que vai ao aterro é o 'luxo do lixo', pois os resíduos possuem seu valor, podem ser destinados às cooperativas, gerar empregos, ajudar quem precisa e o meio ambiente".

Um dos métodos que fez sucesso nos departamentos é a separação correta de papéis brancos, que são colocados sem amassar em uma caixa própria para o descarte. O servidor Sylvio Neto esteve à frente do projeto e se diz orgulhoso dos colegas. "Toda a Defesa Civil aderiu ao objetivo. Esta é uma campanha sem volta. A partir do momento em que temos o conhecimento, podemos conscientizar o próximo. A Prefeitura deu o primeiro passo e nós temos que dar os próximos". 

 

Imagens: Fábio Nunes Teixeira / PMG