Dia da Mulher: Servidora pública há 27 anos é exemplo de superação

Sexta, 08 de Março de 2019 - 16:30

Ela não sabe o que significa empoderamento feminino, mas entende que existe necessidade da conscientização das mulheres para reivindicarem socialmente igualdades de direito com os homens. Hilda Nascimento dos Santos teve muitas dificuldades para criar sozinha os seis filhos, mas batalhou e conseguiu. Tanto que ainda ajuda na educação dos 14 netos e da única bisneta: "Foram tempos muitos difíceis. Hoje, aos 59 anos, sei que faria tudo de novo para chegar ao lugar em que cheguei", diz com o sorriso largo, estampado no rosto marcado pelos sofrimentos que a vida colocou em seu caminho.

Ela sabe que nessa caminhada, ter conseguido passar no concurso da Prefeitura de Guarulhos foi fundamental para toda estruturação familiar. "Já fiz de tudo aqui. Fui cozinheira, lavadeira, estafeta e hoje atuo como copeira na Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana”, comenta, lembrando da data da posse no cargo: em 22 de julho de 1992.
Antes de chegar a trabalhar para o município, Hilda foi empregada doméstica e saladeira no antigo restaurante Recanto Amigo, localizada na Ladeira Campos Sales: "Sabia que precisava encontrar uma estabilidade para criar os filhos. Surgiu a oportunidade e resolvi arriscar meu futuro. Prestei concurso e passei", explica Hilda, prestes a completar 27 anos como funcionária pública.

Inteligente, de diálogo fácil, Hilda nunca desistiu de seus objetivos: "Sabia que precisava aprender mais do que apenas ler e escrever". Por isso, no ano passado, no período noturno, conseguiu terminar o curso de primeiro grau: "Fiquei muito feliz. Foi mais uma vitória em minha vida", finaliza.

Imagens: Sidnei Barros/PMG