Dia Mundial da Saúde é marcado por homenagem e reflexão

Terça, 07 de Abril de 2020 - 18:38

Nesta terça-feira (7), Dia Mundial da Saúde, a homenagem da Prefeitura de Guarulhos é para todos os profissionais desta área que, especialmente neste momento em que estamos vivendo, muitas vezes arriscam suas próprias vidas para salvar a do próximo. São trabalhadores incansáveis que merecem todo o respeito da sociedade não somente nesta data e numa época de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas todos os dias por sua nobre missão de aliviar o sofrimento alheio.

Como bem colocou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na manhã desta terça-feira, desta vez a data é marcada por um ano particularmente difícil para todos. Guterres fez questão de render homenagem a todos profissionais de saúde – enfermeiros, parteiros, técnicos, paramédicos, farmacêuticos, médicos, motoristas, profissionais de limpeza, administradores e muitos outros –, os quais, nas suas palavras, “trabalham dia e noite para nos manter seguros”.

Por isso, nesta data que foi instituída há 72 anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de unir o mundo para discutir questões sérias relacionadas à saúde, a reflexão se torna ainda maior diante do contexto atual. Vale destacar que a OMS define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e que não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”.

Sendo assim, o Dia Mundial de Saúde de 2020 ficará marcado em todo o mundo por esta reflexão: qual deve ser o papel de cada um para a construção de uma vida saudável para todos no planeta? A promoção deste ambiente saudável tem a participação valiosa de cada trabalhador da saúde.

Para homenagear a classe, a Secretaria de Saúde de Guarulhos transcreve abaixo a mensagem de duas de suas diretoras.

“Nesta hora em que não temos a opção de estar em casa recolhidos com os nossos podem aflorar os mais diversos sentimentos de medo, insegurança, impotência e incertezas. Porém, bravos que somos, resistimos. Fortalecemos solidariamente nossa corrente e vamos à luta, pois sabemos que heróis são pessoas comuns como nós que fazem o que é necessário fazer, enfrentando as consequências”. Giselle Bartelotti Nunes, diretora de Coordenação de Urgência e Emergência.

"Neste momento tão difícil que estamos vivendo, agradeço a cada profissional de saúde que está na linha de frente da guerra contra o coronavírus. Não há palavras para descrever com exatidão o esforço dos nossos trabalhadores. São guerreiros em defesa da nossa população. Parabenizo a equipe e tenho certeza de que tudo isso passará, mas a gratidão permanecerá”. Bruna Benites de Castro, diretora de Assistência Integral à Saúde

Fotos: Divulgação/PMG