Duas UBS terão atendimento neste sábado pelo Programa Saúde Agora

Quarta, 12 de Fevereiro de 2020 - 16:02

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Flor da Montanha e Soberana vão prestar atendimento à população neste sábado, das 8 às 16 horas, pelo Programa Saúde Agora. Nesta mesma data, também acontece o Dia D de Mobilização Nacional contra o Sarampo, quando todas as UBS funcionarão das 8 às 17 horas, para imunizar as pessoas na faixa etária de cinco a 19 anos contra a doença, as quais integram o público-alvo desta primeira fase da Campanha, que se estende até 13 de março próximo.

Dessa forma, além de imunizar seletivamente a população contra o sarampo, mediante a averiguação da caderneta de vacinação, para atualização do esquema vacinal no Dia D, as UBS Flor da Montanha e Soberana também realizarão atendimentos tradicionais, oferecendo consultas médicas, exames e atividades de promoção à saúde.

Na UBS Flor da Montanha, 80 pessoas já estão com consultas agendadas para este sábado, sendo 32 em clínica médica, 32 em ginecologia e outras 16 odontológicas. A unidade ainda realizará coleta de papanicolau (exame de prevenção do câncer de colo de útero); testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C; disponibilizará as demais doses do calendário vacinal para atualização de carteirinha; bem como aplicará a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (Ampi).

Na programação de ações educativas e de promoção à Saúde, a UBS Flor da Montanha ministrará duas palestras sobre o novo Coronavírus da China, sendo uma às 10 horas e outra às 14 horas. Já a UBS Soberana promoverá uma roda de conversa sobre saúde da mulher e planejamento reprodutivo, atividade que é realizada na unidade juntamente com a coleta de papanicolau, que vai acontecer o dia todo.

A UBS Soberana também reservou parte da agenda médica deste sábado para atender pacientes que necessitam de laudo clínico para renovação do cartão de isenção tarifária, sendo que outras 25 consultas já foram previamente agendadas. Além disso, a unidade ainda fará busca ativa de pessoas com sintomas de tuberculose. Auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de Saúde ficarão concentrados na Praça Estrela, onde abordarão a população para identificar novos casos e iniciar precocemente o tratamento.

Serviço:

UBS abertas neste sábado 15/FEV/2020

Programa Saúde Agora

UBS Jardim Flor da Montanha

(rua Eduardo, 311 - Jardim Flor da Montanha)


UBS Soberana

(rua Jaboticabal, 393 - Cidade Soberana)