Educação promove palestra sobre violência nas escolas para gestores das escolas da prefeitura

Quinta, 21 de Março de 2019 - 11:49

Nessa quarta-feira (20), a Secretaria de Educação promoveu a palestra “Violência nas Escolas”, ministrada por Cenise Monte Vicente, psicóloga graduada pelo Instituto de Psicologia da USP, Mestre em Psicologia Social e Psicanalista. O encontro que aconteceu na sede da secretaria contou a presença do prefeito Guti, do Subsecretário de Educação, Fernando Moraes, dos gestores das escolas da Rede Municipal e demais profissionais da educação.

Para o prefeito Guti, é primordial que diálogos como este, entre a secretaria e os gestores, aconteçam para informar e prevenir a violência no ambiente escolar. “Primeiramente, quero parabenizar a Secretaria de Educação que tem trabalhado muito desde os últimos acontecimentos na cidade de Suzano. Pedimos uma atenção redobrada, principalmente com ações assertivas para   que possamos coibir esse mal que assola o ambiente escolar. Além disso, estamos promovendo um ciclo de conversas e palestras dentro das salas e para famílias, para que fatos como esse não aconteçam em nossa cidade e o segredo para isso é sempre por meio do diálogo. Crianças e suas famílias são o nosso bem mais precioso, não podemos perder vidas por desinformação, por não atuarmos preventivamente.”, destacou o prefeito.

Durante a palestra, a psicóloga Cenise orientou os gestores sobre manifestações de violência no contexto escolar: “Temos que diagnosticar os focos e as causas de violência, criar espaços para discussão e reflexão sobre o tema e garantir que a instituição seja um local onde todos desejam estar”, comentou. A psicóloga ressaltou ainda que a maior situação de risco é a privação do futuro, quando um jovem não pode sonhar, não pode se ver no futuro. “É violência também quando as crianças e adolescentes não têm direito ao passado, à memória, às suas raízes, ao percurso da sua família. Quando uma criança está submetida à escassez de outros significativos e quando ela tem poucos adultos para contar, adultos que de fato se interessam por ela”, concluiu.

Fernando Moraes, subsecretário de Educação, citou os fatos recentes de violência que atingem os profissionais da Educação e toda sociedade. “É necessário pensar com professores e gestores em alternativas e instrumentos para as crianças que atendemos. Entender a relação da escola com a comunidade, como a tríade sociedade, escola e professor se comunica para perceber fatos sociais que muitas vezes na sala de aula não são percebido”, destacou o subsecretário, que comentou ainda tais desafios também envolvem políticas intersetoriais: “É um trabalho que deve ser realizado em conjunto, com apoio da segurança pública e da assistência social, não só do município, mas também das esferas estadual e federal”, pontuou.

A palestra objetivou ainda debater e refletir sobre alternativas e desafios para a superação de qualquer tipo de violência, além de construir um ambiente saudável dentro das escolas, através do diálogo e respeito.

Ações Preventivas de Segurança

Dentre as ações que serão implementadas nas Escolas da Prefeitura de Guarulhos estão a capacitação para os controladores de acesso às escolas para maior atenção e controle da entrada de pessoas nas unidades e contratação de vigilância e monitoramento por câmeras.

Fotos: divulgação