Em 10 dias, chuva em Guarulhos já é 67% maior do que a média para o mês de fevereiro

Segunda, 10 de Fevereiro de 2020 - 19:22

Somente nos primeiros dez dias de fevereiro deste ano choveu em Guarulhos 365 milímetros. O número é  67% maior do que a média para todo o mês nos últimos 30 anos (219 mm). Janeiro também superou o acumulado dos últimos cinco anos, com precipitações de 401,4 mm, contra uma média de 322 mm no período citado.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) estabeleceu estado de atenção após o temporal iniciado na madrugada desta segunda-feira (10), que gerou cerca de 80 ocorrências por meio do telefone de emergências 199. Em 24 horas foram registradas precipitações de 142,4 mm no Jardim Adriana e 135,8 em Cumbica. No Jardim Nova Cidade foram 126,6 mm, contra 124,8 mm no Cidade Soberana.

Até o momento os agentes de Defesa Civil não registraram vítimas ou desabrigados. Em situações de emergência, a Compdec orienta aos moradores que busquem abrigo em locais seguros e não enfrentem enchentes ou alagamentos. Se o munícipe estiver em um automóvel deve abandoná-lo caso a inundação esteja à altura da roda.

Moradores de áreas de risco devem ficar atentos à previsão meteorológica. Por meio do serviço de SMS da Defesa Civil Estadual é possível receber mensagens de texto gratuitamente em seu celular sobre os riscos de chuvas. Basta enviar um SMS para o número 40199 informando o CEP em que reside para se cadastrar no sistema.

Acione os agentes

Os agentes de Proteção da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) operam 24 horas para proteger vidas. As equipes podem ser acionadas por meio do telefone 199.

Imagem: Sidnei Barros/PMG