Emoção marca formatura de alunos de cursos de capacitação profissional oferecidos pela Prefeitura

Sexta, 17 de Maio de 2019 - 18:17

A emoção tomou conta nesta sexta-feira, dia 17, da entrega de certificados de conclusão para os 253 alunos dos Cursos de Capacitação Profissional e Geração de Renda da Prefeitura - Manicure, Depilação, Cuidador de Idosos (em parceria com o Instituto Acolher), Corte e Costura e Maquiagem. Eles vibraram com os discursos das autoridades e a apresentação de um vídeo com depoimentos de  alunos e de formadores. Realizada no Restaurante Escola Praça Gourmet, a cerimônia contou com as participações do prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti, o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elen Farias, a secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claudia Papotto, e gestores da pasta.Parabenizando todos os alunos, Guti destacou a necessidade do empenho e esforço pessoal para se atingir um objetivo. “O fundador da Disney dizia que o que você sonha é possível de se tornar realidade e este é o caminho. Vocês sabem que o trabalho duro compensa e o sucesso vem para os que batalham muito. Uma professora minha da faculdade falava que a sorte não vem para os que dormem. Vocês são guerreiros e vale à pena lutar pelo que acreditam. Muito sucesso a todos!”, disse o prefeito.

A meta deste ano é que os cursos beneficiem três mil pessoas, de acordo com o secretário da pasta. “Em 2018, entregamos 1.100 certificados e neste ano queremos atingir três mil. Haverá outras formaturas dos demais cursos e de outras turmas que se iniciarão. Para nós é motivo de muito orgulho saber que este espaço está repleto de pessoas estudando, principalmente diante da crise financeira pela qual o País passa. É importante que as pessoas estejam se capacitando para geração de renda”, afirmou Alex.

Já a presidente do Fundo Social saudou os alunos. “Esta é uma parceria do Fundo Social e da Secretaria de Assistência Social e espero que vocês tenham aproveitado bem o curso. Desejo muito sucesso e felicidades a todos”, disse Elen.

Elaine Cristina Pereira de Oliveira, casada e mãe de dois filhos, trabalhava como motorista em uma empresa de fretamento e está desempregada. Aos 40 anos, ela viu no curso uma oportunidade de aumentar a renda da família. “Amei o curso e já estou atendendo clientes na minha casa e também em seus domicílios. Está dando até para pagar algumas continhas em casa”, revelou a formanda de depilação, que mora no Jardim Bela Vista.

Feliz em ter concluído o curso de manicure e com um sorriso estampado no rosto, Ana Cristina Pereira Alves, 18 anos, mora no Jardim Bondança, é solteira e mãe de dois filhos. “Com o curso, posso trabalhar em casa e ficar com as crianças por perto. Gostei bastante do curso que já está me ajudando. Além de ajudar em casa, sobra para comprar coisas que meus filhos precisam”, disse Ana.

Curso de Capacitação Profissional

Com duração de três meses (100 horas/aula), os cursos são promovidos pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e do Fundo Social de Solidariedade. Eles são gratuitos e voltados às pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social, visando à capacitação profissional para geração de renda, de forma empreendedora ou empregatícia.  Inscrições para novas turmas devem ser abertas no final do próximo mês de junho e a previsão é que as aulas iniciem em julho.

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG