Emoção marca a formatura dos alunos do Programa Jovem Trabalhador

Sexta, 09 de Agosto de 2019 - 12:16

A noite da última quinta-feira (8) foi especial para os 230 jovens do Programa Jovem Trabalhador. Em cerimônia emocionante e cheia de animação realizada no Teatro Adamastor, os alunos receberam seus diplomas pela conclusão do curso de qualificação profissional gratuito oferecido pela Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria do Trabalho.

O prefeito Guti prestigiou os alunos e ressaltou que o aprendizado é o melhor caminho para crescer como pessoa e profissionalmente. “Tenho certeza de que os certificados que vocês estão recebendo hoje vão acrescentar e muito em seus currículos, assim como acrescentou no dos mais de 2.500 jovens que também se formaram pelo programa nos últimos anos. E essa é uma das metas do governo, qualificar a população para que seja cada vez mais fácil a colocação no mercado de trabalho. Ouvimos sempre das empresas a reclamação de que o que está em falta são profissionais qualificados, então estamos nos esforçando para suprir esta demanda”, afirmou.

Já a secretária do Trabalho, Telma Cardia, parabenizou os formandos e lembrou o futuro brilhante que cada um terá. “Todos os cursos oferecidos aqui são pensados nas profissões que necessitam de pessoas qualificadas, com vagas disponíveis no mercado de trabalho, como robótica, marketing e vendas, auxiliar em hotelaria, auxiliar de logística, entre outros. Então, saindo daqui, vocês têm muitas oportunidades pela frente. Espero que aproveitem”, disse.

Cerimônia repleta de homenagens

Além da entrega dos diplomas, realizada pelo prefeito Guti junto com a secretária Telma Cardia, a solenidade contou com apresentações musicais e de dança, vídeos com depoimentos dos alunos, homenagem aos pais, alunos e professores.

A aluna Hohanna Rodrigues, formanda do curso de organizador de eventos, emocionou o público presente com a homenagem aos professores. “Esta é uma noite muito importante para os jovens formandos, que podem finalmente confiar na educação e planejar o seu futuro almejando crescer e evoluir como cidadãos. Hoje sou porta-voz desses jovens que lutaram pelos seus sonhos durante o período de seis meses, enfrentando barreiras todos os dias com o propósito de iniciar uma nova etapa em suas vidas. Aos professores, desejo que possam educar mais um milhão de jovens. À coordenação, agradeço o amor e o excelente trabalho feito. À Secretaria do Trabalho, agradeço pela oportunidade que foi dada aos jovens”, disse.

Futuro brilhante

Thiago Vicente, de 18 anos, recebeu o certificado pela conclusão do curso de marketing e vendas. Segundo ele, as aulas o surpreenderam. "Foi bem diferente a experiência, eu aprendi coisas que nem imaginava que eram sobre marketing. Os professores ensinam muito bem. Estamos vivendo um período difícil no país, com muito desemprego, então essa oportunidade de aprender uma profissão é muito boa", declarou.

A mãe de Thiago, Maria Emília, que também já participou de cursos de qualificação profissional pela Pasta, ressalta a importância das aulas para o desenvolvimento de seu filho. “Abriu a mente dele, que se desenvolveu muito bem em sala de aula, tanto com os professores quanto com os alunos. Pra mim foi maravilhoso ver isso acontecer”, afirmou.

Programa Jovem Trabalhador

Os jovens receberam seus certificados pela conclusão dos cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de logística, auxiliar de recursos humanos, auxiliar de serviços em hotelaria, impressor gráfico (impressor de banda larga e estreita), marketing e vendas, montagem e manutenção de computadores com ênfase em redes, organizador de eventos, robótica e web designer. Todos os cursos têm como disciplinas extracurriculares inglês e marketing pessoal.

O programa tem duração de seis meses e carga de 480 horas. As aulas aconteceram de segunda a sexta-feira, nos períodos manhã e tarde. Os estudantes receberam bolsa-auxilio, vale-transporte, vale-refeição e seguro de vida.

Fotos: Nicolas Ornellas - PMG